Biamputado, Oscar Pistorius faz história e avança à semifinal dos 400 m

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

    Oscar Pistorius, que é biamputado, conseguiu a classificação para a semifinal dos 400 m

    Oscar Pistorius, que é biamputado, conseguiu a classificação para a semifinal dos 400 m

O sul-africano Oscar Pistorius é o primeiro atleta com as pernas amputadas a participar dos Jogos Olímpicos. Neste sábado, o corredor estreou em Londres na disputa dos 400 m e terminou em segundo lugar na sua bateria com a marca de 45s44, garantindo lugar na semifinal, que acontece no domingo.

Além dos 400 m, Pistorius também vai disputar o revezamento 4x400 m, quando terá a responsabilidade de abrir a prova para os compatriotas Willem de Beer, Ofentse Mogawane e Shaun de Jager.

Em 2011, o sul-africano já fez história quando se tornou o primeiro atleta biamputado a disputar um Mundial de atletismo. Porém, ele não ficou satisfeito com a sua participação na competição em Daegu, na Coreia do Sul, e disse na época que faltou experiência.

Após a prova deste sábado, Pistorius revelou que estava nervoso antes da competição. “Eu estava tão nervoso nesta manhã. Obrigado todo mundo pelo apoio. Eu não sabia se iria chorar. Eu tinha uma mistura de emoções. Foi a experiência mais incrível, a torcida mais incrível. Eu vi a bandeira da África do Sul”, afirmou o corredor, que foi muito aplaudido pela torcida local.

“Correr no Reino Unido é como correr na minha segunda casa. Eu tenho que agradecer toda a minha equipe, que confiou em mim. Nós estivemos juntos por nove anos”, continuou.

Pistorius teve que amputar as duas pernas abaixo do joelho aos 11 meses de idade devido à ausência congênita de fíbula em ambas as pernas e por isso corre com próteses de lâminas de carbono.

CONFIRA O RESULTADO DA BATERIA DE PISTORIUS:

UOL Cursos Online

Todos os cursos