Mesmo com derrota, EUA praticamente garantem liderança e Brasil deverá ser 2º ou 3º
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Ivan Alvarado
Jogadores da Rússia comemoram ponto durante a vitória por 3 sets a 2 sobre os Estados Unidos
A seleção masculina de vôlei da Rússia conseguiu algo que parecia difícil, especialmente depois do começo da partida contra os Estados Unidos, neste sábado. Depois de sair perdendo por 2 sets a 0, os russos conseguiram virar a partida, venceram por 27-29, 19-25, 26-24, 25-16 e 15-8, e quebraram a invencibilidade dos rivais.
Com o resultado, a Rússia, atual campeã mundial, chegou aos oito pontos e assumiu momentaneamente a segunda colocação do Grupo B, deixando o Brasil em terceiro, com seis pontos e um jogo a menos. Os americanos lideram, mesmo com a derrota, com 10 pontos conquistados.
Ainda neste sábado, às 18h (de Brasília), a seleção brasileira enfrenta a Sérvia e, se vencer, reassume a vice-liderança. Em caso de derrota, ficará na terceira colocação até a próxima rodada.
Se a Rússia tivesse vencido a partida por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, o Brasil poderia até mesmo assumir a liderança da chave em caso de vitória contra a Sérvia, já que chegaria aos mesmos 9 pontos que os americanos, mas com o set average melhor. O 1º lugar para o Brasil ainda é possível, porém, improvável.
Na última rodada da fase de classificação, os EUA enfrentam a fraca equipe da Tunísia, e não devem ter dificuldades para vencer, o que os garantiria na liderança e com um cruzamento teoricamente mais tranquilo na próxima fase, contra o 4º lugar do Grupo A.