Injustiçada no individual, coreana "chorona" da esgrima conquista prata por equipes

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Damir Sagolj

    Choi Injeong (e) e Shin Lam comemoram a medalha de prata com a bandeira da Coreia do Sul

    Choi Injeong (e) e Shin Lam comemoram a medalha de prata com a bandeira da Coreia do Sul

Depois de viver um drama na disputa individual da esgrima, quando foi eliminada injustamente na semifinal, a sul-coreana Shin A. Lam conquistou, enfim, sua medalha nos Jogos Olímpicos de Londres. Neste sábado, ela ficou com a prata na competição por equipes da espada, após ser derrotada na final pela China, por 39 a 25.

Shin Lam protagonizou uma das cenas mais emocionantes da Olimpíada até o momento. Quando os árbitros a consideraram derrotada pela alemã Britta Heidemann, a sul-coreana ficou sentada na pista de competição por quase uma hora, chorando muito. 

Na ocasião, a disputa com a alemã estava empatada por 5 a 5, e os árbitros consideraram legal um ponto conquistado por Heidemann a 1 segundo do fim da prova. A polêmica, no entanto, girou em torno do cronômetro, que teria travado e, por isso, a pontuação da europeia foi validada. 

O erro acabou admitido pela FIE (Federação Internacional de Esgrima), e a entidade chegou a oferecer uma condecoração especial a Lam. A esgrimista, porém, rejeitou a homenagem, após ter perdido a medalha de bronze também. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos