Chinesa expulsa dos Jogos por 'corpo mole' anuncia aposentadoria do badminton
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Bazuki Muhammad
Chinesa Yu Yang, à direita, anunciou decisão de abandonar o badminton após eliminação dos Jogos
A chinesa Yu Yang, atleta de badminton desclassificada dos Jogos Olímpicos por supostamente fazer "corpo mole" em uma partida, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do esporte. De acordo com a atleta, seus sonhos foram “destruídos” com a exclusão em Londres.
“Essa foi minha última competição. Adeus Federação Internacional de Badminton, adeus meu amado badminton”, escreveu a jogadora de 26 anos na rede social chinesa Weibo.
Na opinião de Yang, as atletas punidas na Olimpíada estavam apenas seguindo o regulamento do torneio. Esta foi a primeira vez que uma fase de grupos foi disputada antes do tradicional mata-mata no badminton.
“Eles não entendem o prejuízo que isso causou nas competidoras? Vocês destruíram duramente nossos sonhos. É simples assim e imperdoável”, prosseguiu a chinesa.
Ao lado de Wang Xiaoli, Yang era a principal cabeça de chave nas duplas femininas do badminton em Londres. Duas parcerias da Coreia do Sul e uma da Indonésia também foram excluída dos Jogos pelo mesmo motivo, “não fazer esforço máximo para vencer uma partida”.
A delegação olímpica da China afirmou na quarta-feira que “respeita integralmente” a decisão da Federação Internacional de Badminton pela expulsão das atletas.