Rivais desde a Guerra das Malvinas, argentinos e britânicos fazem primeiro duelo nos Jogos

Do UOL, em São Paulo

A Guerra das Malvinas marcou tão profundamente as relações entre Argentina e Reino Unido, que chega a extrapolar o âmbito político e atinge até mesmo as disputas esportivas. Nos últimos 30 anos, os dois países alimentaram uma das maiores rivalidades do esporte mundial, com duelos notáveis no futebol, no rúgbi e hóquei na grama.

E foi exatamente neste esporte que argentinos e britânicos protagonizaram nesta segunda-feira seu primeiro confronto nos Jogos Olímpicos de Londres. Em partida válida pelo Grupo A do torneio masculino, a seleção argentina foi goleada pelo Reino Unido, por 4 a 1, para delírio dos 16 mil espectadores que lotaram a Riverbank Arena. 

Favoritos, os europeus foram superiores aos sul-americanos durante toda a partida, bastante pegada nos primeiros minutos, mas demoraram a abrir o placar. O primeiro gol veio aos 22 min do primeiro tempo, marcado pelo capitão britânico Barry Middleton. Ele mesmo ampliou aos 6 min do segundo tempo. Abatidos, os argentinos viram a equipe do Reino Unido ainda marcar mais dois, com Daniel Fox e Richard Smith, respectivamente aos 13 e 17 min. Ainda deu tempo de Pedro Ibarra diminuir, aos 19 min.

Além de argentinos e britânicos, compõem a chave A as seleções da África do Sul, da Austrália, da Espanha e do Paquistão. Apenas os dois melhores de cada grupo classificam-se para a fase semifinal, que será disputada entre os dias 9 e 11 de agosto.

A seleção masculina da Argentina garantiu uma vaga nos Jogos de Londres ao conquistar a medalha de ouro (pela oitava vez em sua história) do Pan de Guadalajara, em 2011. Mas o time jamais conseguiu desempenhar o mesmo sucesso da equipe feminina em competições olímpicas. Enquanto as Leonas já conquistaram uma prata (em Sydney-2000) e dois bronzes (Atenas-2004 e Pequim-2008), o selecionado masculino jamais passou do oitavo lugar (em Seul-1988 e Sydney-2000).

O duelo desta segunda-feira era bastante aguardado, especialmente porque o capitão da equipe argentina Fernando Zylberberg estrelou, em maio. uma polêmica campanha publicitária do governo argentino sobre os Jogos de Londres-2012. O comercial apresentava o atleta olímpico correndo nas ruas da capital das Malvinas (Port Stanley para os britânicos, ou Puerto Argentino para os argentinos), chamada na propaganda de "solo argentino", e fazendo exercícios na praia antes de beijar a areia. À época, o Comitê Olímpico Internacional criticou o comercial. 

Dirigentes do COI e autoridades do Reino Unido temem que atletas argentinos aproveitem a visibilidade dada pelos Jogos em Londres para manifestarem a reivindicação sul-americana pela soberania da ilha. 

As Malvinas (que os britânicos chamam de Falklands) estão situadas a 500 quilômetros ao sul da costa argentina e estão sob domínio do Reino Unido desde 1833. Desde então, a Argentina clama pela soberania do arquipélago. O conflito bélico entre os dois países ocorreu entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 e terminou com a vitória dos britânicos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos