Chama olímpica volta para pira após mudança de lugar

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / CARL COURT

    Acesa no centro do estádio olímpico, tocha mudou de lugar nesta segunda-feira

    Acesa no centro do estádio olímpico, tocha mudou de lugar nesta segunda-feira

O fogo olímpico, mantido em uma lamparina durante o transporte da pira para a sua posição definitiva, voltou a iluminar o estádio Olímpico nesta segunda-feira. Durante a cerimônia de abertura da última sexta-feira, a pira estava localizada no centro do gramado e a chama precisou ser conservada em um contêiner até a sua transferência para o canto do estádio.

Tocha olímpica de Londres-2012
Tocha olímpica de Londres-2012

A pira, composta por 204 pétalas em referência ao número de delegações representes nos Jogos, está localizada em ponto do estádio que impede a sua visualização do lado externo, o que gerou críticas.

“A pira é vista em grande parte do estádio. Vai permanecer ali. A filosofia que tenho é que ela [pira] não é uma atração para turistas”, rebateu Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador de Londres-2012.

Outra revelação desta segunda-feira foi feita pelo jornal britânico The Mirror. De acordo com a publicação, os sete jovens esportivas que acenderam a pira olímpica só foram avisados na véspera da cerimônia.

O anúncio foi feito pessoalmente pelo diretor da cerimônia Danny Boyle. “Foi só um dia antes que Danny Boyle chegou e nos disse o que iríamos fazer. Ele se aproximou, se apresentou e calmamente afirmou que nos iríamos correr com a tocha em grupo para em seguida aceder a pira”, afirmou Katie Kirk, de 18 anos, uma das atletas que teve a honra.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos