Youtube retira vídeos dos ensaios para a Cerimônia de Abertura de Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

O mistério em torno da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, nesta sexta-feira, ganhou força para ser mantido até o momento da apresentação. Com os ensaios gerais sendo abertos para os fãs, muitos deles têm desobedecido as orientações ao gravar e divulgar vídeos na internet. No entanto, o Youtube, principal hospedeiro de vídeos da web, anunciou que irá deletar de seus servidores todos os arquivos gravados dos ensaios que encontrar.

A cerimônia, que deverá custar mais de R$ 90 milhões, está sendo organizada por Danny Boyle, premiado cineasta do filme “Quem Quer Ser um Milionário?”. Perfeccionista, ele tem contado com a ajuda de 10 mil funcionários para representar os atletas, e liberou os portões do estádio Olímpico para simular uma cerimônia em condições normais de público durante os ensaios, com a ressalva de que os fãs não registrassem fotos e vídeos da apresentação.

No entanto, boa parte dos espectadores dos ensaios não seguiu as recomendações e gravou vídeos, arquivando-os no Youtube e colocando na web. O servidor, então, anunciou na manhã desta quinta-feira que já havia retirado boa parte deles, por violação dos direitos de imagem do Comitê Olímpico Internacional (COI) – dois deles foram publicados por um mesmo usuário.

“Como sempre, quando somos informados de que um vídeo em particular infringe direitos de propriedade intelectual, procedemos com a eliminação desse material de acordo com a lei”, afirmou um porta-voz do portal.

A cerimônia irá narrar a história do Reino Unido, desde a vida campesina até a era industrial moderna. O espírito de William Shakespeare também deverá ser presente na cerimônia, que é tratada com ares de “altamente secreta” por Boyle e pelo Comitê Organizador dos Jogos de Londres-2012 (Locog, em inglês).

UOL Cursos Online

Todos os cursos