"Irmãos", Rafael e Rafaela Silva relatam confusões com nome em voos pelo mundo

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (ING)

  • Fotocom

    Rafaela (foto) começou a se destacar em 2008, quando foi campeã mundial júnior de judô. Já seu "irmão" Rafael conseguiu seus primeiros bons resultados na seleção nacional em 2010

    Rafaela (foto) começou a se destacar em 2008, quando foi campeã mundial júnior de judô. Já seu "irmão" Rafael conseguiu seus primeiros bons resultados na seleção nacional em 2010

Ele tem 155 kg e 2,03 m de altura, é bem-humorado e tem o apelido de “baby”, apesar do tamanho imponente. Ela tem 1,68 m, 57 kg, entrou no judô porque vivia arrumando briga na rua e à primeira vista parece meio “irritadiça”. Rafael e Rafaela Silva são, além de esperanças de medalha do judô do Brasil, quase irmãos. Pela semelhança no nome, já passaram dificuldades em voos pelo mundo, foram confundidos várias vezes e criaram até uma rivalidade de brincadeira, típica de quem convive em família.

“Já trocaram a gente muitas vezes. Se você colocar meu nome no Google, às vezes aparece foto dela. Uma vez, na Turquia, deu o maior problema porque a gente saiu com a mesma passagem”, conta Rafael, seguido da explicação de Rafaela. “A gente foi fazer o check-in e deram dois bilhetes com o mesmo nome. Quando a gente chegou no avião a gente percebeu que estava na mesma poltrona, e teve de fazer tudo de novo para não perder o voo”, emenda ela.

Os dois convivem há algum tempo na seleção. Rafaela começou a se destacar em 2008, quando foi campeã mundial júnior. Seu “irmão”, por sua vez, conseguiu seus primeiros bons resultados na seleção em 2010. Desde então eles são confundidos por quem não os conhece.

Tudo não passa, é claro, de uma grande coincidência. Rafaela nasceu na Cidade de Deus, bairro do Rio de Janeiro onde vive até hoje, enquanto Rafael é de Mato Grosso do Sul e mora em São Paulo.

“Já me deram até parabéns por ela. Uma vez, quando ela ganhou uma competição, vieram me elogiar, mas tinham feito confusão”, disse Rafael. “Até os jornalistas. Já teve matéria sobre mim que saiu com foto dele, e vice-versa”, lembra Rafaela.

UOL Cursos Online

Todos os cursos