Festa de abertura deve ter Harry Potter, Peter Pan, revitalização de Londres e rock

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / LONDON 2012

    Danny Boyle tentou preservar o máximo segredo possível sobre a cerimônia de abertura da Olimpíada

    Danny Boyle tentou preservar o máximo segredo possível sobre a cerimônia de abertura da Olimpíada

A quatro dias da abertura oficial dos Jogos de Londres, não param de surgir novas informações a respeito da aguardada cerimônia comandada pelo diretor Danny Boyle, do filme “Quem Quer Ser Um Milionário?”. Apesar de o cineasta pedir que se vazasse o mínimo possível de dados sobre a festa, ele mesmo reconheceu que na era das redes sociais e com tantos jornalistas em Londres isso seria praticamente impossível. A agência Associated Press divulgou nesta segunda-feira diversos detalhes sobre o evento.

Chamada de “Isles of Wonder” (“Ilhas da Magia” em tradução literal), a cerimônia será fortemente inspirada na peça “A Tempestade”, de William Shakespeare, tendo inclusive trechos do texto declamados por um ator, possivelmente Kenneth Branagh, de filmes como “Operação Valquíria” e “Harry Potter e a Câmara Secreta”.

A festa começará às 21h locais (17h de Brasília) ao som de um sino de 27 toneladas, já anunciado como o maior do mundo. Em seguida, os telões do estádio deverão mostrar um vídeo pré-gravado dentro do Palácio de Buckingham, protagonizado Daniel Craig no papel de James Bond e, segundo se especula, pela própria Rainha Elizabeth 2ª.

A abertura se segue com justamente aquilo que já é oficial: a ideia de resgatar a Inglaterra rural, mostrando os vastos campos do interior do país, com direito a animais vivos no palco instalado dentro do estádio olímpico.

De acordo com imagens aéreas registradas durante os ensaios já feitos, a festa deve ganhar um tom sombrio em seguida, mostrando o lado “satânico” do país e sua obscuridade. Depois, porém, no terceiro ato, o que se verá é a revitalização do leste londrino, justamente no bairro que antes era considerado totalmente decadente e que hoje abriga todo o parque olímpico.

A literatura britânica deve ser representada na festa com a menção a obras como “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan”, “Harry Potter” e “Mary Poppins”.

O rock britânico, uma das marcas mais fortes da cultura local, também será bastante acionado durante a cerimônia de abertura, com canções e menções de Beatles, The Who e Sex Pistols. Paul McCartney deve encerrar a festa com a canção “Hey Jude”.

O grande mistério da noite continua sendo quem será o escolhido para acender a pira olímpica. Nenhum nome ganhou força entre as especulações da imprensa britânica até agora.

Ao todo, mais de 1 bilhão de pessoas devem acompanhar a festa de abertura da Olimpíada de Londres ao redor do mundo, e o custo total da cerimônia deve ultrapassar os R$ 90 milhões.

UOL Cursos Online

Todos os cursos