Em embarque para Londres, seleção masculina de vôlei vê lado bom em não ser favorita

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • Marisa Cauduro/Folhapress

    Para Bernardinho, não ser favorito pode servir de motivação para os jogadores

    Para Bernardinho, não ser favorito pode servir de motivação para os jogadores

A seleção brasileira masculina de vôlei embarcou neste domingo no aeroporto de Guarulhos rumo a Londres. O técnico Bernardinho comentou os questionamentos feitos à equipe após lesões dos principais jogadores e o fracasso na última Liga Mundial, em que o Brasil teve o pior desempenho desde que o treinador assumiu o time, em 2001.

“Essa é uma das poucas vezes em que a gente não chega como francos favoritos. É interessante isso. É uma situação que deve servir de motivação para todos eles”, disse o técnico.

O ponteiro Dante, por sua vez, acredita que a seleção brasileira não precisa provar que tem condições de brigar pelo ouro em Londres.

“Eu não gosto muito de falar de passado, mas a gente não precisa provar nada para ninguém. Tem muitas pessoas que esperam um resultado negativo para atirar pedra. A pressão sempre vai existir”, afirmou.

Ele ainda contou que seu companheiro de seleção Leandro Vissotto teria entrado em um site russo que apontava o Brasil como favorito para os Jogos.

“O foco é agora. A Liga Mundial tem todo ano. Nós já ganhamos quantas ligas, nove, não é? Agora, Olimpíada é o maior desafio de um atleta. Todo mundo quer chegar pelo menos em uma final”, completou o atleta.

Nas duas últimas semanas a delegação treinou no centro de treinamento da Confederação Brasileira e Vôlei, em Saquarema, no Rio de Janeiro, dando grande importância aos fundamentos de defesa. Segundo a comissão técnica, o período serviu para melhorar o condicionamento físico dos atletas, principalmente de Dante e Murilo.

O experiente Giba sentiu uma dor muscular e fez treinos mais leves na última semana. Sua condição, porém, não preocupa e ele está liberado para treinar em ritmo mais forte em Londres.

Apesar de apenas 12 jogadores estarem inscritos para as Olimpíadas, o Brasil embarcou com 13 atletas. O ponteiro Lucarelli viaja com a delegação e fica a disposição caso haja algum corte por lesão.

O Brasil está no grupo B dos Jogos Olímpicos com Alemanha, Rússia, Sérvia, Tunísia e Estados Unidos. A estreia da seleção ocorre no dia 29, contra a equipe africana.

UOL Cursos Online

Todos os cursos