Pau Gasol deve substituir Nadal como porta-bandeira da Espanha em Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Lucy Nicholson

    Pau Gasol (esq), do Los Angeles Lakers, é o mais cotado para ser o porta-bandeira espanhol em Londres

    Pau Gasol (esq), do Los Angeles Lakers, é o mais cotado para ser o porta-bandeira espanhol em Londres

Se a Espanha não terá mais o astro Rafael Nadal como porta-bandeira dos Jogos Olímpicos de Londres, outro grande nome surge como favorito para liderar o país na cerimônia de abertura da competição. Pau Gasol, jogador de basquete, é quem deve ser o atleta escolhido para conduzir a delegação ibérica no evento que abre a competição olímpica.

LEIA MAIS SOBRE A DESISTÊNCIA DE RAFAEL NADAL

  • Reuters

    O espanhol Rafael Nadal desistiu de disputar a Olimpíada de Londres. Em comunicado oficial divulgado à imprensa nesta quinta-feira, o tenista, que havia sido nomeado porta-bandeira de seu país na cerimônia de abertura dos Jogos, informou que não terá condições de competir por problemas físicos e lamentou a situação: "Esse é um dos momentos mais tristes da minha carreira".

O ala-pivô do Los Angeles Lakers é o personagem do elenco espanhol com maior apelo em nível mundial depois do tenista, atual terceiro melhor do mundo em seu esporte. Com uma lesão no joelho, Nadal chegou a declinar o convite para um amistoso de futebol na última semana. No entanto, nesta quinta-feira, ele anunciou não ter condições físicas de ir para a disputa em Londres.

Sendo assim, o posto de porta-bandeira do elenco espanhol ficou vago. O mais velho e bem-sucedido dos irmãos Gasol é o preferido, mas ainda pode perder o posto para dois atletas de esportes considerados “menores”, mas que têm mais medalhas olímpicas – critério que o Comitê Olímpico Espanhol (COE) diz ser o mais importante, mas que não foi utilizado com a indicação de Nadal.

“A norma é escolher pelo número de medalhas. Então estamos nos esforçando para, pensando no quadro de medalhas e na regra do COE, escolher o novo porta-bandeira, e verificar se ele está disposto a sê-lo”, explicou Alejandro Blanco, presidente da entidade, em entrevista ao diário espanhol Marca.

Seguindo a regra imposta pelo COE, as opções mais apropriadas para portar a bandeira espanhola seriam um entre a dupla de velejadores Iker Martinez e Xabier Fernández, ou o ciclista espanhol Samuel Sánchez. No entanto, a participação de ambos é tida como improvável, por problemas particulares do trio.

No caso da dupla de velejadores, o problema é a distância: as provas de vela serão sediadas em Weymouth, que fica a mais de 2h de Londres, em condições normais de trânsito. Assim, seria difícil que um deles chegasse a tempo do início da cerimônia, e ainda mais para ser o principal representante do país. Eles inclusive declinaram do convite na manhã desta sexta-feira.

A questão do ciclista é ainda mais improvável: classificado por antecipação para os Jogos, Sánchez participou da edição 2012 do Tour de France, mas sofreu uma séria queda ainda na oitava etapa da competição gaulesa, fraturando o punho e o ombro. Assim, ele não conseguirá se recuperar a tempo de disputar a Olimpíada – ele inclusive abandonou a disputa do Tour, mesmo após iniciar o processo de recuperação das lesões.

A situação, portanto, caminha para que o “cargo” de porta-bandeira da delegação da Espanha nos Jogos Olímpicos caia no colo de Pau Gasol, astro catalão e espanhol. Ele, no entanto, não se vê com chances de receber tal honraria. “Com certeza há muita gente mais merecedora que eu e que poderia nos representar muito bem”, afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos