Middlesbrough venera Juninho Paulista e não se empolga com time do Reino Unido

Carlos Padeiro

Do UOL, em Middlesbrough (Inglaterra)

Palco do último amistoso do Brasil antes da Olimpíada de Londres, a cidade de Middlesbrough se rende a Juninho Paulista. O ex-jogador, pentacampeão mundial na Copa de 2002, está na memória dos torcedores e tem uma seção de camisas reservada a ele na loja oficial do principal clube da cidade, atualmente na segunda divisão da Inglaterra.

Logo na entrada principal do estádio do Middlesbrough, existe uma flâmula com o rosto de Juninho Paulista e a mensagem “Lenda do Boro”. Na loja oficial do clube, cujo apelido é Boro, são pelo menos seis modelos diferentes de camisas de Juninho à venda.

“O futebol brasileiro faz sucesso no mundo inteiro, todo mundo sabe, e Juninho é uma lenda aqui”, comentou o torcedor Andy Raine. O ex-meia, com passagens por São Paulo, Vasco, Flamengo e Palmeiras, atuou em três períodos diferentes pelo Middlesbrough (1995 a 1997, 1999 e 2002 a 2004).

Já em relação ao time do Reino Unido, que volta a participar dos Jogos Olímpicos após 41 anos de inatividade, a empolgação é mínima. A duas horas de a bola rolar no estádio Riverside, a movimentação nas ruas é pequena. Alguns torcedores vestem camisas do Reino Unido ou exibem bandeiras, enquanto outros utilizam a camisa da Inglaterra.

“Se fosse um jogo da Inglaterra, isso aqui estaria completamente diferente”, opinou Bell Grould, que vestia uma camisa do Goiás, pois já morou em Goiânia. “O time tem muitos jovens, com jogadores desconhecidos. Tem o Ryan Giggs, que já é veterano, e o Bellamy, que é muito bom, mas o Brasil é bem melhor.”

“Eu sou favorável a ter o Reino Unido no futebol na Olimpíada. Tem em todos os outros esportes, então tem que ter no futebol. A Olimpíada é do Reino Unido”, afirmou Andy Raine.

A última vez que um selecionado representou os britânicos nos gramados ocorreu no qualificatório para os Jogos de 1972 (derrota para a Bulgária, em 1971). A partir daí, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não se juntaram mais para jogar.

Por decisão do Comitê Olímpico Britânico, os quatro países se uniram no posto de anfitriões dos Jogos de 2012 também no futebol. Entretanto, só foram convocados atletas de Inglaterra Gales. Após um jogo-treino contra o México (derrota por 1 a 0 em 15 de julho), a equipe do técnico Stuart Pearce disputa a sua primeira partida oficial.

UOL Cursos Online

Todos os cursos