Brasil começa bem e abre dez pontos, mas sucumbe aos EUA sob olhar de Obama

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Alex Brandon

    Marcelinho Huertas exerce a marcação sobre Kobe Bryant, astro dos Estados Unidos, durante amistoso

    Marcelinho Huertas exerce a marcação sobre Kobe Bryant, astro dos Estados Unidos, durante amistoso

Nesta segunda-feira, a seleção brasileira masculina de basquete perdeu para os Estados Unidos por 80 a 69, em amistoso disputado no Verizon Center, em Washington. O Brasil começou bem o jogo e chegou a abrir dez pontos de vantagem, mas não resistiu ao bom desempenho dos astros adversários.

DESTAQUES DA SELEÇÃO

  • 14

    pontos

    Anotou Alex, cestinha do Brasil na partida

  • 13

    rebotes

    Conseguiu Anderson Varejão, melhor brasileiro no fundamento

  • 13

    assistências

    Distribuiu Marcelinho Huertas, o 'garçom' da seleção

O jogo teve um torcedor ilustre: Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. O político chegou ao ginásio poucos minutos antes do início da partida e foi embora no fim do último período.

A vitória americana foi construída, principalmente, no segundo período, quando o time da casa fez 20 pontos e levou apenas cinco. O astro LeBron James, com 30 pontos, foi o cestinha do jogo e, após a partida, recebeu o prêmio de melhor jogador em quadra. 

Agora, a seleção embarca para a Europa, onde terminará sua preparação para as Olimpíadas de Londres-2012. Nos dias 21 e 22, a equipe disputa um torneio amistoso em Strasbourg (FRA) que ainda terá participação de França e Austrália. O time estreará nos Jogos no dia 29, contra a Austrália.

O jogo

Ainda sem poder contar com Marquinhos, fora com dores abdominais, o técnico Rubén Magnano escalou Marcelinho Huertas, Alex, Leandrinho, Nenê e Tiago Splitter como titulares. Do lado americano, Chris Paul, Kobe Bryant, LeBron James, Carmelo Anthony e Tyson Chandler iniciaram a partida.

O Brasil começou bem o jogo, impondo forte defesa e apostando na velocidade dos contra-ataques para abrir 17 a 7 e assustar o público presente.

Após o bom início, o técnico Mike Krzyzewski pediu tempo. Com a entrada de reservas, como Deron Williams, Russell Westbrook e Kevin Durant, os americanos melhoraram em quadra. No entanto, a seleção brasileira não se abalou, manteve-se concentrada e terminou o primeiro período vencendo por 27 a 17.

Os Estados Unidos marcaram os quatro primeiros pontos do segundo quarto, mas, mesmo com a melhora adversária, o Brasil manteve boa vantagem.

No entanto, o time da casa conseguiu manter o ritmo alucinante do início da parcial e, com um show de roubadas, enterradas e pontes aéreas, marcou 20 pontos no quarto, contra apenas cinco da seleção brasileira. Com isso, os americanos, que chegaram a anotar nove pontos sem resposta, terminaram a primeira metade da partida vencendo por 37 a 32.

Os Estados Unidos continuaram dominantes no retorno ao jogo e logo abriram dez pontos de vantagem no placar. O ala-pivô Anderson Varejão fez falta dura no armador Chris Paul, quando restavam cerca de cinco minutos para o fim da parcial, e esquentou o clima.

O lance pareceu motivar a seleção americana, principalmente Paul, que comandou uma boa sequência de ataques de seu time. Porém, no fim do terceiro período, o brasileiro Marcelinho Huertas acertou cestas seguidas e derrubou a vantagem para dígitos simples. No fim do quarto, o Brasil perdia por 59 a 51.

No início do último período, a seleção brasileira manteve o bom momento e chegou a abrir 8 a 6 na parcial, com destaque para enterrada de Nenê após finta em Kobe Bryant.

O Brasil chegou a cortar a diferença para apenas seis, mas, a partir daí, passou a investir, sem sucesso, nas bolas de três pontos, principalmente com Marcelinho Machado. A estratégia não deu certo e os Estados Unidos voltaram a abrir dígitos duplos.

A nova investida americana não obteve resposta da seleção brasileira, que acabou sucumbindo e perdendo por 80 a 69.

PERSONAGENS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NO JOGO

Em alta: Marcelinho Huertas. O armador brasileiro foi crescendo ao longo do jogo e terminou com 11 pontos e 12 assistências. A equipe caiu quando ele esteve fora. Em baixa: Marcelinho Machado. O ala não conseguiu acertar seus característicos arremessos de três pontos e atrapalhou a reação da seleção no quarto período.
Em alta: Alex. O ala-armador, que costuma se destacar pela defesa, fez grande marcação sobre Kobe Bryant e LeBron James e ainda terminou o jogo com 14 pontos. Em baixa: Caio Torres. O pivô ganhou a última vaga na seleção de Augusto Lima e garantiu seu lugar em Londres, mas sequer entrou contra os Estados Unidos.

SELEÇÃO FEMININA JOGA MAL E É ATROPELADA

  • Alex Brandon/AP

    No principal desafio na preparação para a Olimpíada de Londres até agora, a seleção brasileira feminina de basquete deixou a desejar. Contra a fortíssima equipe dos Estados Unidos (atual campeã olímpica), o Brasil foi muito irregular, pecou muito com afobação e erros no ataque, e acabou atropelado por 99 a 67, em partida realizada em Washington, capital americana.

UOL Cursos Online

Todos os cursos