Em jogo tenso e com empurrões, Brasil se vinga da Argentina e é campeão no basquete

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/CBB

    Tiago Splitter foi um dos destaques da vitória do Brasil sobre a Argentina em Foz do Iguaçu

    Tiago Splitter foi um dos destaques da vitória do Brasil sobre a Argentina em Foz do Iguaçu

A seleção brasileira masculina de basquete deu o troco na Argentina. Nesta quinta-feira, a equipe comandada por Ruben Magnano derrotou os rivais por 91 a 75 em Foz do Iguaçu (Paraná) e ficou com o título do torneio Super Four. A partida foi marcada pelo clima tenso entre os jogadores, com discussões, empurrões e atletas desqualificados.

O clima esquentou no segundo quarto. Marcelinho Machado e Leo Gutiérrez bateram boca e foram desqualificados; Nenê empurrou um adversário e os jogadores das duas equipes se desentenderam.

Na semana passada, a Argentina levou a melhor sobre o Brasil na decisão do Super Four disputado em Buenos Aires. Com uma atuação destacada de Ginóbili, os donos da casa derrotaram os brasileiros por 80 a 74 e ficaram com o título do torneio amistoso.

Este foi o último torneio que a seleção brasileira disputou em casa antes de sua participação nos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira, a equipe viaja para os Estados Unidos, onde enfrentarão os donos da casa na p´roxima segunda-feira.

Para o jogo desta quinta, a seleção brasileira não contou com Leandrinho. O armador sofreu uma leve entorse no tornozelo esquerdo durante a partida contra a equipe B da Espanha, na quarta. Na Argentina, Ginóbili também não entrou em quadra – ele estava com uma gastroenterite.

O jogo começou equilibrado, mas logo o Brasil conseguiu uma boa vantagem de 18 a 7. Mesmo com a Argentina deixando de lado a irritação inicial, os brasileiros terminaram o primeiro quarto com a vitória parcial por 28 a 21.

Com os ânimos mais calmos após a confusão entre os atletas das duas equipes, a Argentina aproveitou a desatenção para encostar no placar. O Brasil, porém, recuperou a concentração e voltou a abrir uma distância na casa dos dez pontos e encerrou o período com 47 a 37.

A Argentina cresceu no terceiro quarto e teve a chance de igualar o marcador. O Brasil melhorou nos arremessos e se manteve à frente (66 a 61). No último período, com atuação equilibrada tanto na defesa como no ataque, o Brasil não teve dificuldades para se impor diante dos rivais.

UOL Cursos Online

Todos os cursos