COB apresenta uniforme da equipe brasileira para Jogos Olímpicos de Londres
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Divulgação/Nike
Novo uniforme olímpico do Brasil foi apresentado nesta quinta-feira
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou nesta quinta-feira o uniforme da equipe do Brasil em Londres-2012. Os trajes do futebol, basquete e atletismo foram revelados em desfile promovido pelo comitê no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Jogadores do Flamengo Adryan e Muralha e o jogador de basquete Luciano Bebê foram alguns dos que desfilaram com os novos uniformes. A campeão olímpica Mauren Maggi participou da cerimônia por meio de um holograma exibido depois do desfile.
Na Olimpíada de Londres, a equipe brasileira usará uniformes fabricados pela Nike. A companhia norte-americana também será a fornecedora oficial de material esportivo para o COB durante a Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro.
A escolha pela Nike ocorreu após um processo tumultuado de concorrência. A disputa para ver quem vestiria o Brasil começou em agosto do ano passado. Porém, a primeira licitação foi encerrada antes de ser concluída, oficialmente por conta de motivos “mercadológicos”.
Pouco depois, já durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado, a cúpula da equipe de marketing do COB foi demitida por “incompatibilidade de filosofia”. Agora, o acordo foi finalmente fechado.
Por esse contrato, a Nike será a fornecedora oficial de materiais esportivos do COB, a licenciadora oficial de produtos da Rio-2016 e a patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio. Não foram revelados os valores envolvidos no negócio.
O presidente do COB, Carlos Nuzman, disse nesta quinta-feira, porém, que o COB não receberá nada em dinheiro por exibir o emblema da Nike em seu uniforme nos Jogos de Londres. O comitê só receberá valores repassados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 por causa do patrocínio e do licenciamento da Nike.