Rússia cai no grupo do Brasil no basquete masculino; sensação Nigéria enfrenta os EUA

Do UOL, em São Paulo

  • David Fernández/EFE

    Jogadores da Nigéria comemoram classificação inédita para a Olimpíada

    Jogadores da Nigéria comemoram classificação inédita para a Olimpíada

Após o encerramento do Pré-olímpico masculino de basquete, as equipes classificadas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012 já conheceram os seus grupos na competição. Classificados, a Lituânia e a Nigéria, sensação da competição, caíram no Grupo A, do todo-poderoso dream team dos Estados Unidos. Já a forte Rússia integrará a chave B, o mesmo grupo do Brasil, e da atual vice-campeã olímpica Espanha.

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou as formações oficiais das chaves com as três melhores seleções da competição. A seleção brasileira, do técnico Rubén Magnano, já não teria vida fácil ao ter na sua chave a Espanha, do astro Pau Gasol. Apesar disso, o time é forte candidato a passar para a segunda fase em uma boa posição na sua chave, mesmo enfrentando a China (sem o aposentado Yao Ming), e a Rússia, classificada após o pré-olímpico mundial disputado na última semana.

A Nigéria, que foi a grande sensação do torneio após vencer República Dominicana na decisão do terceiro lugar e conseguir a inédita vaga nos Jogos, terá como adversários os fortes Estados Unidos – ainda que com desfalques de última hora – e Argentina – equipe envelhecida, mas ainda bastante entrosada, e com Manu Ginóbili em forma.

Com três grupos de seis equipes, as chaves classificarão os quatro melhores. Na chave A estão a Lituânia, Tunísia, Estados Unidos, França, Nigéria e Argentina. No Grupo B, o Brasil terá a companhia da China, Grã-Bretanha, Austrália, Rússia e Espanha. A corrida pela medalha de ouro olímpica transcorrerá do dia 28 de julho até o dia 12 de agosto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos