Demitida do Flu, Juliana Veloso critica direção do clube e fala em inveja por visita médica ao Fla

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Satiro Sodré/AGIF

    Saltadora brasileira Juliana Veloso se prepara para a quarta Olimpíada de sua carreira

    Saltadora brasileira Juliana Veloso se prepara para a quarta Olimpíada de sua carreira

Atleta com três Olimpíadas no currículo, Juliana Veloso teve a relação de trabalho com o Fluminense rompida inesperadamente nos últimos dias, segundo o clube, em razão da postura desrespeitosa da saltadora. Agora, sem vínculo com nenhuma instituição às vésperas dos Jogos de Londres, a carioca promete foco no treinamento e critica o tratamento concedido pela direção tricolor.

Na última quinta-feira, quando saia de casa para treinar às 8h da manhã, Juliana Veloso deu de cara com um oficial de Justiça, que lhe entregou ofício orientando para que a atleta se apresentasse ao clube num prazo de 48 horas para encerrar imediatamente seu contrato.

NOTA OFICIAL DO FLUMINENSE

O vínculo com a saltadora Juliana Veloso foi rompido porque, em mais de uma ocasião, a atleta apresentou uma postura desrespeitosa com o clube em suas declarações à imprensa, descumprindo o seu contrato. A decisão foi tomada em conjunto com o Departamento de Esportes Olímpicos, após análise dos casos recorrentes.

O Fluminense sempre deu total apoio financeiro e estrutural para que a saltadora mantivesse a boa performance em suas competições.

De acordo com Juliana, a direção do Fluminense não engoliu sua visita ao Flamengo, para tratamento de uma lesão com um dos médicos do Comitê Olímpico Brasileiro. A atleta dos saltos ornamentais se lesionou em seu antigo clube antes de uma competição e disse não encontrar estrutura para tratamento no local, nem suporte clínico da diretoria de esportes amadores.

"Fui perguntada e realmente falei sobre as condições de treinamento. No Fluminense tinha piscina, treinadora e tchau e benção. A fisioterapia é deficiente. Por isso fui procurar a fisioterapia do futebol, que está todos os dias no clube, para me tratar. O vice de esportes olímpicos [Sandro Lima] perguntou se eu não tinha plano de saúde, porque ele tinha um profissional ótimo para indicar. Não sou uma pessoa que ele conheceu na rua", relatou a atleta ao UOL Esporte.

"Não fui fazer tratamento no Flamengo, fui procurar a fisioterapia do Comitê Olímpico Brasileiro. É um profissional extremamente gabaritado, confio as minhas lesões a ele. Ele tem um consultório em Niterói e também atende no Flamengo. Não iria de pirraça no clube rival, não é do meu caráter", acrescentou.

De acordo com a atleta, nem sua treinadora (Andrea Boehme), nem a diretora de saltos ornamentais do clube (Helen Gravatá) tinham conhecimento do desligamento ou foram consultadas a respeito do tema. Juliana Veloso começou a competir pelo Fluminense em 1985 e era contratada da instituição desde 2003.

Juliana Veloso tem treinado para os Jogos de Londres no complexo Julio Delamare [em razão de um problema de trampolim oferecido pelo Fluminense] e diz que espera procurar um novo clube após a competição. No entanto, afirma estar aberta à possibilidade de representar uma nova instituição na Inglaterra.

A saltadora de 31 anos também afirma que não pensa em Londres como uma despedida olímpica e tem em mente o ciclo para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

"Fiquei decepcionadíssima. São pessoas pequenas, não sabem evoluir, e aí precisam derrubar quem tem sucesso, quem tem carisma. Não vão conseguir tirar isso de mim, tirar a história que tenho com o clube. Eles não vão durar, o Fluminense é muito maior que pessoas pequenas. Estou com minha consciência muito tranquila", afirmou a atleta, classificada para a disputa olímpica do trampolim de 3 metros.

"Estou muito focada, não vai ser a minha última Olimpíada. Vou pedir ajuda dos meus pais, para negociarem isso comigo, correr atrás de uma nova instituição. Minha prioridade agora é  treinar, estar bem para os Jogos Olímpicos. Mas se existir o interesse de alguma instituição, será um prazer enorme. Sou muito profissional, farei o melhor papel possível. Farei tudo para seguir adiante, independente do Fluminense", conclui.

ATLETAS BRASILEIROS NA OLIMPÍADA 2012
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos