Guru da medicina ajuda Doda a tentar passar de "celebridade" a campeão no hipismo

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AP

    Brasileiro Alvaro Miranda, o Doda, e a sua mulher Athina Miranda-Onassis em evento de hipismo

    Brasileiro Alvaro Miranda, o Doda, e a sua mulher Athina Miranda-Onassis em evento de hipismo

Alvaro Afonso de Miranda Netto, o Doda, já foi a quatro Olímpiadas e tem duas medalhas de bronze, mas tornou-se realmente conhecido no Brasil pelo casamento com uma milionária e pelo suicídio de sua ex-mulher. O reconhecimento esportivo, que já existe no meio hípico, pode se estender ao restante do público caso ele saia dos Jogos de Londres com um bom resultado. Com a ajuda providencial de Turíbio Leite, espécie de guru da medicina esportiva, o cavaleiro sonha alto e quer trazer o segundo ouro do país nos saltos.

DODA DEVE ESTAR PRESENTE EM LONDRES

  • Gustavo Franceschini/UOL

    Doda conduz cavalo em treinamento


Ele ainda aguarda a convocação da seleção, mas seus resultados praticamente o garantem nos Jogos Olímpicos. Doda terminou o Global Champions Tour, o principal circuito do hipismo mundial, em terceiro lugar no ano passado. Em toda a temporada, venceu 12 GP's de diferentes competições. Este ano, apesar de um de seus cavalos ter sido operado em fevereiro, ele já é o brasileiro melhor colocado. 

Parte importante da confiança na busca pelo ouro passa pela correção de um problema que o incomoda desde o início da carreira. Aos 11 anos, ele levou um tombo e sofreu uma rotação do fêmur, que nunca foi totalmente corrigida. Vários anos (e algumas outras quedas) depois, seu corpo tornou-se desequilibrado. O lado direito é menos musculoso, o que atrapalhava desde o seu aquecimento até a maneira como ele conduzia o cavalo. 

TORNEIO NO BRASIL DÁ DOR DE CABEÇA

  • Gustavo Franceschini/UOL

    Desde 2008, Doda e sua mulher, Athina, fazem no Brasil o Athina Onassis Horse Show. Nos últimos meses, o evento, que já se utilizou de leis de incentivos fiscais em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde ele acontece atualmente, foi acusado de cometer uma série de irregularidades. “Essa situação é muito triste. A gente fez o evento para poder desenvolver o esporte. Colocamos o nome da Athina para dar credibilidade. Eu pensei até em cancelar a edição desse ano. Toda a nossa contabilidade é impecável. Eu ainda estou no negativo em uns 4 milhões de euros”, se defende Doda.

"Ele tinha um certo prejuízo, faltava um maior equilíbrio muscular. Quando você está mais forte de um lado que do outro, você acaba passando isso para o animal", explica Turíbio Leite, que trabalhou durante muitos anos como fisiologista do São Paulo.

O trabalho com Doda é a estreia do médico, responsável pela recuperação de Kaká após a Copa de 2010, no hipismo. O cavaleiro o procurou e foi convidado a fazer uma bateria de testes em São Paulo. Além dos exames mais comuns, ele passou por uma avaliação isocinética enquanto montava, justamente pra medir o desequilíbrio muscular no corpo. 

Com os resultados em mãos, ele recebeu uma série de exercícios e será acompanhado de perto por Turíbio em alguns de seus treinos na Bélgica. “Ele montou um esquema incrível de trabalho. Eu já estou conseguindo ver muita diferença”, disse Doda. 

Aliado à recuperação de seu principal cavalo, que foi operado no início do ano, o trabalho médico pode colocar Doda no caminho do ouro que ele desperdiçou em 1996. “Em Atlanta, eu estava na frente na final individual e perdi a medalha cometendo uma falta em um lugar em que ninguém está errando. Foi nervosismo. Hoje estou muito mais preparado. Se estiver em uma dia iluminado e saltar bem posso brigar de igual para igual pelo ouro individual”, disse Doda. 

Certamente, o título olímpico que lhe escapou há 16 anos mudaria a percepção que o país tem dele. Doda começou a frequentar as revistas de celebridade em 2005, quando casou-se com Athina Onassis, única herdeira de um magnata grego dono de uma das maiores fortunas do planeta. 

“Ela é acostumada com isso desde criança, sempre se escondia de jornalistas. Eu levei um susto no começo. Nunca fui famoso nesse nível. Tinha duas medalhas olímpicas [no salto por equipes], mas a repercussão é infinitamente menor que o nome dela”, explicou Doda. 

No ano passado, um caso antigo colocou seu nome novamente nos manchetes por conta de uma tragédia. A ex-modelo Cibele Dorsa, com quem Doda teve uma filha, suicidou-se e deixou uma carta com uma série de acusações ao cavaleiro, que chegou a impedir a publicação do texto na Justiça.

Hoje, ele trata o incidente como “uma porrada” que recebeu, mas fala em “seguir com a vida”. Viviane, a filha que teve com Cibele, e Fernando, do primeiro casamento da ex-modelo, hoje vivem com o atleta na Europa.  

UOL Cursos Online

Todos os cursos