Phelps inicia duelo de "fominhas" contra Lochte nos EUA na busca por mais um recorde olímpico

Do UOL, em São Paulo

  • Lucy Nicholson/Reuters

    Michael Phelps (esq.) cumprimenta Ryan Lochte em duelo no Mundial de Xangai

    Michael Phelps (esq.) cumprimenta Ryan Lochte em duelo no Mundial de Xangai

O norte-americano Michael Phelps já uma lenda do esporte. Mas, nos Jogos Olímpicos de Londres, quer testar seus limites e atingir ainda mais glórias e recordes.

Seu desafio contra rivais e corpo tem início nesta segunda-feira, na seletiva americana de natação, em Omaha, em que terá um duelo de “fominhas” com seu compatriota e rival Ryan Lochte. Apenas os dois melhores de cada prova representarão o país na Olimpíada.

PHELPS TENTA RECORDE DE PÓDIOS

  • Phelps já tem 16 medalhas olímpicas no total e está inscrito em sete provas individuais na seletiva

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Phelps conseguiu oito medalhas de ouro e se tornou o recordista em uma única edição. Somadas às outras seis douradas e duas de bronze conquistas tem 2004, em Atenas, tem 16 no total.

Duas abaixo da ucraniana Larisa Latynina, que nas décadas de 50 e 60, pela extinta União Soviética, arrematou um total de 18, sendo nove de ouro.

Obter duas medalhas de ouro na edição inglesa dos Jogos parece ser moleza para o americano, que se inscreveu em sete provas individuais (100 m e 200 m livre, 100 m e 200 m borboleta, 200 m e 400 m medley e 200 m costas) para a seletiva.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

  • UOL Esporte conta a história de Phelps, do doping aos recordes; veja

Phelps ainda pode disputar mais três revezamentos (4 x 100 m livre, 4 x 200 m livre e 4 x 100 m medley), tendo assim a chance de obter dez  medalhas daqui a um mês, em Londres.

Mas para isso, ele terá a concorrência de Lochte, que também foi fominha e se inscreveu em 11 provas individuais. Ele está em todas as de Phelps e mais os 100 m peito, 100 m costas, 50m e 400 m livre. Ou seja, ambos podem fazer uma dobradinha nas sete provas e ser os representantes americanos em todas elas.

Lochte tem a mesma idade do rival, 26 anos, mas bem menos medalhas olímpicas. “Apenas” seis, sendo três de ouro. Mas vem tendo resultados melhores do que o rival.

LOCHTE É MAIS 'FOMINHA' NA SELETIVA

  • Ryan Lochte tem seis medalhas olímpicas e se inscreveu em 11 provas na seletiva

Se confirmadas as classificações de ambos em todas as provas, serão ameaças para Cesar Cielo nos 100 m livre e para Thiago Pereira nos 200 m e 400 m medley. E Lochte ainde pode concorrer com Felipe França nos 100 m peito.

Phelps disse recentemente em uma entrevista a TV americana que pretende se aposentar depois dos Jogos de Londres.

“Eu pude ir a cidades incríveis em minhas viagens e não pude conhecê-las. Eu vejo o hotel e a piscina. É isso. E [depois da Olimpíada] eu vou poder ir e fazer o que eu quiser”, disse o norte-americano.

Debbie Phelps, mãe do nadador, ainda defende a ideia de ver o filho competindo no Rio de Janeiro em 2016, mas o atleta não se mostrou muito animado com a proposta: “Nós vamos para assistir.”

Michael Phelps
Michael Phelps

UOL Cursos Online

Todos os cursos