Ex-zagueiro William vai a Londres para estudar inglês e relatar Olímpiada como repórter

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Fernando Santos/Folhapress e Arquivo pessoal

    Ex-capitão corintiano, William viaja para a sua segunda experiência de estudo na Europa

    Ex-capitão corintiano, William viaja para a sua segunda experiência de estudo na Europa

O caminho mais óbvio do jogador ao encerrar a carreira costuma fugir da busca pelo conhecimento, muitas vezes sacrificado em nome do êxito no futebol. No entanto alguns atletas aposentados remam contra esta tendência, como o ex-zagueiro William, que parte nos próximos dias para a segunda experiência como estudante de intercâmbio na Europa. Desta vez, o antigo capitão do Corinthians vai conciliar as aulas com a missão de relatar a Olimpíada de Londres num blog.

Aposentado dos gramados desde o final de 2010, William teve uma breve experiência como diretor de futebol do Corinthians. Depois, realizou o sonho de estudar inglês na Europa, passando seis meses no Velho Continente, entre aulas em Londres e em Malta, sem contar as viagens como mochileiro pelos países da região.

DICAS LONDRINAS DE WILLIAM

"Londres é uma ótima cidade para caminhar. O metrô e o transporte público em geral são muito eficientes. É prazeroso andar através do transporte público, menos na hora do rush. Mas o inglês tem muita paciência e educação."

 

"Recomendo o passeio ao lado do rio Tâmisa, para ver o Big Ben, a roda-gigante London Eye. Caminhar pelo centro também é interessante. Existem vários museus, boa parte deles com entrada grátis."

Desta vez, o antigo jogador de Grêmio e Ipatinga vai encarar mais dois meses de aulas em Londres. Paralelamente, William manterá um blog associado a uma empresa de intercâmbios, com a missão de relatar os bastidores dos Jogos de Londres, experimentando a função de repórter.

"Estou indo para fazer o blog da CI [Central de Intercâmbio], também com o convite de comentar o futebol para o Bandsports. Mas não quero ficar preso ao futebol. Quero ter a experiência mais completa de Olimpíada, ver outras modalidades, como vôlei, basquete, atletismo. Quero ver o máximo de modalidades possíveis. Até porque o futebol não tem essa vivência dentro da Vila Olímpica", afirmou o ex-jogador, que não teve oportunidade de participar do evento nos tempos de atleta.

Além dos bastidores em forma de texto, William promete abastecer o espaço online com fotos, vídeos e entrevistas com atletas e personalidades envolvidas na Olimpíada.

Para a viagem, assim como na primeira experiência como estudante, o ex-zagueiro descartará o conforto de hospedagem para se misturar a estudantes de todo mundo que procuram Londres com o mesmo objetivo, desenvolver a habilidade no idioma inglês.

"Você interage melhor com estudantes que estão vivendo uma experiência semelhante a sua. Pode conhecer melhor os estrangeiros e ainda conversar só em inglês. Você está na mesma sintonia. Não vou encontrar os meus amigos da primeira experiência, mas espero fazer amigos novos", observa.

Atualmente William atua em São Paulo em uma empresa de consultoria financeira e, por esta razão, decidiu passar por um curso que além do treino de idioma inclui temas do mundo dos negócios.

"Muito do linguajar deste meio do mercado financeiro usa termos em inglês. É muito importante. Até pensando em conversas com clientes de fora do Brasil, em reuniões para fechar negócio com eles", diz o estudante de 35 anos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos