FIVB confirma 8 vagas olímpicas para o Brasil no vôlei de praia; CBV definirá nomes
Do UOL, em São Paulo
-
AP Photo/Dave Martin
Campeões juntos em Atenas-2004, Emanuel (e) e Ricardo devem ir a Londres com novos parceiros
Conforme já era esperado, o ranking olímpico divulgado nesta segunda-feira pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei) confirmou oito vagas para o Brasil no vôlei de praia dos Jogos de Londres-2012. Os postos foram conquistados por Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha, mas os nomes finais serão definidos pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).
A seletiva olímpica por meio do Circuito Mundial terminou no domingo, com as finais do Grand Slam de Roma. Ao todo, 16 vagas no feminino e 16 no masculino foram distribuídas por este ranking. Outras sete de cada gênero serão preenchidas por pré-olímpicos, e o Reino Unido terá direito a uma vaga em cada chave por ser o país anfitrião dos Jogos.
Apesar do mau desempenho em Roma (caíram nas oitavas de final), Juliana e Larissa encerraram o ranking olímpico na primeira colocação, com 8.380 pontos, seguidas pelas chinesas Xue/Zhang Xi (7.880) e pelas norte-americanas Walsh/May (7.560) e Ross/Kessy (6.880). Talita e Maria Elisa ficaram logo atrás, na quinta colocação, com 6.820 pontos. Os outros países classificados foram: Alemanha (duas vagas), República Tcheca (duas), Itália, Holanda, Suíça, Espanha, Áustria, Austrália e Grécia.
No ranking masculino, a liderança final também foi brasileira, de Alison/Emanuel, com 8.360 pontos. Ricardo e Pedro Cunha, que se reuniram no início desta temporada e não somaram pontos juntos nas etapas do ano passado, ficaram na sexta colocação, com 5.460 pontos. Outros quatro países também conseguiram classificar duas duplas: Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Letônia. As outras vagas ficaram com Holanda, Polônia, Espanha, China, República Tcheca e Itália.
Agora, ficará a critério da CBV a definição de quem serão os oito representantes brasileiros em Londres. A entidade deve seguir os resultados e convocar justamente as duplas que obtiveram as vagas. Seria a primeira Olimpíada de Alison, Pedro Cunha, Maria Elisa e Juliana, a segunda de Larissa e Talita, a quarta de Ricardo e a quinta de Emanuel. No entanto, Márcio/Pedro Solberg, no masculino, e Vivian/Taiana, no feminino, também estão na briga, de acordo com pré-classificação definida pela entidade no início do ano.