Brasileira da luta "emagrece" quase 15 quilos em sua segunda experiência olímpica

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB

    Joice Silva conquistou vaga em Londres em um torneio pré-olímpico na Finlândia em maio

    Joice Silva conquistou vaga em Londres em um torneio pré-olímpico na Finlândia em maio

Única representante brasileira da luta olímpica, a carioca Joice Silva estreia como competidora nos Jogos de Londres, mas traz na bagagem a experiência em Pequim há quatro anos, quando serviu de sparring para Rosângela Conceição. A diferença entre a vivência na China em 2008 e a deste ano está localizada principalmente sobre a balança, pois a atleta viajará para a Inglaterra cerca de 15 kg mais magra do que na incursão anterior.

Nos Jogos de Pequim, Joice precisou engordar para alcançar os 72 kg da categoria de Rosângela "Zanza" Conceição e funcionar como sua parceira de treinos.

"Na verdade não precisei chegar exatamente até os 72 kg, mas engordei o máximo que pude. Para engordar não é difícil, foi mais difícil perder depois. Era só comer e treinar forte para ganhar massa. Não senti problema de mobilidade de treino, por ter que treinar numa categoria mais pesada", afirma a atleta de 28 anos.

Para Londres, Joice cumprirá uma dieta severa no sentido contrário em relação à experiência de Pequim. Atualmente a atleta frequenta a casa de 62 kg, mas cumprirá etapas para se adequar às especificações da categoria pela qual se classificou.

"Tenho que perder para ficar dentro dos 55 kg. Naturalmente eu peso 62 kg. Estou começando essa dieta, tenho que cortar bastante coisa. Mas tudo isso é feito com acompanhamento nutricional, não tem nada de loucura", explica a brasileira.

  • AFP PHOTO / JIJI PRESS

    Japonesa Saori Yoshida é favorita na categoria de Joice Silva nos Jogos Olímpicos de Londres

Bronze no Pan-Americano de 2011 em Guadalajara, Joice Silva começou no jiu-jitsu, mas migrou para a luta aos 19 anos devido ao sonho de estar em uma Olimpíada, e ainda incentivada por uma bolsa em uma universidade [é formada em Educação Física]. Apesar de não figurar entre as favoritas, a atleta revelada por um projeto social em Quintino, no Rio de Janeiro, diz que vai a Londres com a meta de medalha na cabeça.

"Eu imagino o ouro, é muito difícil. Mas quero estar no lugar mais alto do pódio, escutando o hino tocando. A verdade é que a classificação para a Olimpíada já foi um grande feito, pelo fato de o Brasil não ter tradição na luta, mas não estou conformada", afirma.

Antes dos Jogos Olímpicos, Joice Silva passará por um período de intercâmbio na Espanha, em julho, quando competirá e treinará com atletas de outros países.

JOICE ESTUDA VÍDEOS DE FAVORITA JAPONESA

O quarto de Joice Silva na casa da mãe no Rio de Janeiro conta com alguns elementos que entregam a ansiedade da atleta pela presença na Olimpíada. Além de guias sobre a cidade de Londres, a atleta da luta tem colada em uma das paredes uma lista com nomes de 17 possíveis adversárias no evento. Entre elas, a japonesa Saori Yoshida, principal favorita ao ouro.

A asiática é atual bicampeã olímpica e ganhou os últimos nove mundiais de sua categoria. Joice já teve oportunidade de enfrentar a favorita em 2007, durante o Mundial. A derrota há cinco anos inspira a preparação da brasileira.  

"Ela é muito boa mesmo, mas não é invencível, perdeu no mês passado [para a russa Valeria Zholobova na Copa do Mundo]. É uma atleta completa, boa tecnicamente, quase não erra. Assisto a vídeos dela em competições para pegar algumas táticas", comenta a brasileira.

"Ela entra para lutar, para acabar logo, fazer a parte dela. Já eu sou uma atleta que cria muitas táticas, sou muito técnica, de contra-ataque. Ela, não, vai para cima, independente de como luta a adversária. Admiro bastante isso nela", acrescenta Joice.

UOL Cursos Online

Todos os cursos