Irmãs veteranas vão encabeçar equipe feminina de ciclismo de estrada em Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

  • Wagner Carmo / Inovafoto / COB

    Em Londres-2012, Janildes Fernandes disputará sua terceira Olimpíada

    Em Londres-2012, Janildes Fernandes disputará sua terceira Olimpíada

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) anunciou nesta terça-feira a convocação final da equipe feminina de estrada que representará o país nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Como já era esperado, a entidade chamou as veteranas irmãs Clemilda e Janildes Fernandes. A terceira e última convocada foi Fernanda Souza.

O trio foi justamente o principal responsável pelos pontos que garantiram ao país três vagas em Londres pelo ranking mundial. Clemilda obteve 216 pontos, Janildes ficou com 79 e Fernanda somou 36. Tatiani Cristina de Oliveira e Márcia Fernandes, que também somaram pontos, ficaram de fora da convocação.

“Participamos de competições de alto nível fora do Brasil nesse período de classificação olímpica e conseguimos competir de igual para igual contra as melhores atletas do mundo, vencendo provas importantes do calendário internacional. Isso nos motiva muito e mostra que o trabalho deu resultado”, comentou Cássio Freitas, técnico da seleção brasileira feminina de ciclismo de estrada. “Agora vamos finalizar a preparação para brigar por uma medalha de Londres”.

Esta não será a primeira Olimpíada de nenhuma das irmãs mato-grossenses. Janildes Fernandes, de 31 anos, esteve em Sydney-2000 e Atenas-2004. Clemilda, de 33, competiu em Pequim-2008. Já a cearense Fernanda Souza, de 31 anos, estreará na competição. O trio fará um período de treinamentos de 30 dias na Colômbia.

“Hoje me considero uma vencedora no esporte, por tudo que eu já passei. Tenho orgulho de estar podendo participar da minha segunda Olimpíada, meus olhos enchem de lágrima só de pensar que mais uma vez estarei defendendo meu país e com muito orgulho, como sempre fiz”, afirmou Clemilda, que já foi pega no doping em 2009. “Nossa equipe está bastante forte e com o apoio da CBC vamos realizar um importante camping na Colômbia, que vai ajudar muito nossa preparação, tenho certeza que vamos fazer uma grande Olimpíada".

UOL Cursos Online

Todos os cursos