Brasil se classifica no mountain bike, e Rubens Donizete vai para 2ª Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • Wander Roberto/Inovafoto/COB

    Rubens Donizete disputará sua segunda Olimpíada; em Pequim-2008, foi o 21º colocado

    Rubens Donizete disputará sua segunda Olimpíada; em Pequim-2008, foi o 21º colocado

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) anunciou nesta quarta-feira que Rubens Donizete Valeriano será o representante do país na disputa de mountain bike nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

A classificação brasileira foi confirmada pelo ranking de 23 de maio divulgado pela UCI (União Ciclística Internacional). O país ficou em 18º lugar na classificação geral, o que lhe rendeu uma vaga olímpica. No feminino, a equipe verde-amarela ficou apenas na 25ª colocação, sem chance de vaga.

BRASIL JÁ TEM 221 VAGAS PARA LONDRES-2012
Veja Álbum de fotos

Os 1183 pontos somados pelo Brasil durante mais de um ano de seletiva foram obtidos por Rubens, Henrique Avancini e Edivando Cruz e de Souza, mas a CBC já havia informado que a vaga ficaria com o ciclista que tivesse a melhor pontuação final no ranking internacional. Rubens ficou com 554 pontos, contra 313 de Henrique e 296 de Edivando.

Esta será a segunda Olimpíada do ciclista mineiro, que em Pequim-2008 terminou a prova de mountain bike na 21ª colocação. Rubens ainda foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e era um dos candidatos a medalha na edição de 2011, em Guadalajara, mas foi atrapalhado por um pneu furado de sua bicicleta e teve de se contentar com a quinta colocação.

Por enquanto, o Brasil já tem quatro vagas no ciclismo, sendo uma no mountain bike e outras três em provas de estrada, estas com representantes ainda indefinidos pela CBC. Agora, o país soma 221 classificados para os Jogos de Londres em 25 modalidades.

UOL Cursos Online

Todos os cursos