Campeã mundial de atletismo anuncia que infecção após 2 cirurgias pode tirá-la de Londres
Das agências internacionais
Em Split (CRO)
-
REUTERS/Stringer
Croata Blanka Vlasic, do salto em altura, anuncia que pode ficar fora dos Jogos de Londres-2012
A croata Blanka Vlasic, considerada por alguns como principal atleta olímpica da história do país e tida como uma das musas do atletismo mundial, pode ficar fora dos Jogos de Londres-2012. A notícia foi confirmada por ela mesma nesta terça-feira, durante entrevista coletiva concedida na cidade de Split.
Bicampeã mundial (2007 e 2009) e vice olímpica (2008) do salto em altura, Vlasic foi submetida a uma artroscopia em janeiro deste ano para corrigir um problema no tornozelo esquerdo. A cirurgia não surtiu o efeito esperado, e a atleta de 28 anos passou por uma nova intervenção em abril. Uma infecção bacteriana piorou a situação, e agora Vlasic não sabe se terá condições de competir em alto nível nesta temporada.
Vlasic foi uma das musas do Mundial 2011; reveja outras
Veja Álbum de fotos“Esta temporada inteira, particularmente Londres, está em risco. Eu só vou tomar a minha decisão um dia antes da Olimpíada”, admitiu Blanka Vlasic aos jornalistas nesta terça.
A croata, que já saltou 2,08 m, a segunda melhor marca da história, explicou que não pretende ir aos Jogos se não estiver em condições reais de brigar por medalhas.
“Eu não quero ir a Londres para saltar 1,90 m ou 1,95 m. Todo mundo sabe o que eu quero em Londres. Eu não quero ter que ficar com medo de não passar às finais. Isso seria terrível”, relatou a atleta.
Esta não é a primeira vez que problemas médicos atrapalham a carreira de Vlasic. Em 2004, sua primeira participação olímpica, em Atenas-2004, ficou comprometida por conta de um hipertireoidismo, pelo qual ela foi operada no ano seguinte e que também a atrapalhou no Mundial de 2005.
Blanka Vlasic se recuperou e venceu o Mundial de 2007, chegando à Olimpíada de 2008, em Pequim, como grande favorita ao ouro. Na final, porém, foi batida pela belga Tia Hellebaut, viu cair sua série invicta de 34 competições e não escondeu a decepção com a medalha de prata.
A croata voltou a subir ao lugar mais alto do pódio em 2009, quando se sagrou bicampeã mundial. Em 2010, porém, ficou prejudicada por conta de um vírus e, em 2011, ficou abalada por uma lesão no joelho, embora, mesmo assim, tenha conquistado a prata no Mundial de Coreia do Sul.