Keila Costa salta a 14,31 m e confirma sua vaga nos Jogos Olímpicos no salto triplo

Do UOL, em São Paulo

  • Lalo de Almeida/ Folhapress

    Keila Costa garante vaga nos Jogos Olímpicos de Londres

    Keila Costa garante vaga nos Jogos Olímpicos de Londres

A brasileira Keila Costa, do salto triplo, saltou a 14,31 m, nesta sexta-feira, na etapa do Qatar, da Liga Diamante, e confirmou seu índice para participar dos Jogos Olímpicos de Londres.

A brasileira superou o índice A estabelecido pela entidade para a prova, de 14,30 m. Antes, ela só tinha o índice B, nacional, e poderia perder a vaga caso alguma compatriota superasse a sua marca, mas não o índice A.

Keila ficou com a medalha de prata em Doha, atrás de Olga Rypakova, do Casaquistão, com 14,33 m. O bronze foi para a francesa Françoise Mbango Etone, com 14,09 m.

Em abril, em São Paulo, Keila já havia saltado 14,20 m, marca superior à fixada pela Confederação Brasileira de Atletismo (14,15 m) e ao índice B da IAAF (14,10 m), que dava direito ao Brasil de inscrever apenas uma atleta nos Jogos. Com o índice A, a saltadora está garantida em Londres.

"Estou feliz e mais tranquila agora, com o índice confirmado", disse Keila.

Para garantir o índice olímpico em sua outra prova, o salto em distância, Keila terá de conseguir a marca A da IAAF: 6,75 m. A primeira oportunidade será no GP de São Paulo, nesta quarta-feira (16/5). Em seguida, a atleta vai disputar a prova também no GP Brasil de Atletismo, no Rio, dia 20.

UOL Cursos Online

Todos os cursos