Documentário desmitifica Dream Team e revela bastidores de derrota em preparação para 92
Do UOL, em São Paulo
-
Getty Images
Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan, do Dream Team dos EUA de 1992
Michael Jordan, Magic Johnson, Charles Barkley, Patrick Ewing e Larry Bird. A formação, chamada de “Dream Team” (Time dos Sonhos), arrasou todos os rivais nos Jogos Olímpicos de 1992 e ficou conhecida como a melhor possível que já se formou em uma quadra de basquete.
Com show, arrasaram e ganharam todos os seus oito jogos com uma diferença média de 43,8 pontos por jogo em relação aos rivais.
Até a edição de Seul, em 1988, os Estados Unidos levavam apenas jogadores não profissionais para os Jogos Olímpicos.
As principais estrelas da NBA (Liga profissional norte-americana de basquete), de uma geração mítica, tiveram em Barcelona a primeira chance de jogar juntas. Nas edições posteriores dos Jogos, os EUA passaram sempre a levar os profissionais e em times também apelidados como “Dream Team” por ter profissionais.
Mas um documentário americano desmitifica um pouco a histórica equipe de 92, revela o jornal americano “The New York Times”. De acordo com a publicação, um filme mostrará bastidores de um jogo em que a foi superada. Perdeu um amistoso preparatório para um time de universitários.
Time este que tinha jogadores que depois fariam sucesso na NBA, como Grant Hill (medalha de ouro nos Jogos de 96, na segunda versão do Dream Team), Penny Hardaway (também ouro em 96) e Chris Webber, atleta que fez sucesso e ganhou vários prêmios individuais na NBA.
“Eu não vou ficar intimidado”, fala Webber, no documentário, antes da partida contra as estrelas. O placar foi de 62 a 54 para o time de universitários “marrentos”.
“Aqueles jovens garotos estavam nos matando”, falou Scottie Pippen, uma das estrelas do Dream Team. “Não sabíamos direito como jogar uns com os outros”, continuou.
“Muitos daqueles jogadores poderiam estar ali no mesmo time que nós”, falou Larry Bird.
Mike Krzyzewski, assistente do técnico do Dream Team, Chuck Daly, diz que o comandante da equipe queria mesmo uma derrota naquela partida para mostrar que não existia imabatíveis no esporte.
Além de Michael Jordan, Magic Johnson, Charles Barkley, Patrick Ewing e Larry Bird, o Dream Team teve em seu elenco Scottie Pippen, Karl Malone, Clyde Drexler, John Stockton, David Robinson, Chris Mullin e o universitário Christian Leattner.
O documentário, que será lançado no dia 13 de junho, ainda mostrará cenas de um histórico “rachão” da preparação da equipe, em Montecarlo, em que se enfrentaram o time de Michael Jordan contra o de Magic Johnson.