Jovem de 19 anos é esperança brasileira por 2ª vaga olímpica na esgrima neste final de semana

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Flávio Florido/UOL

    Guilherme Toldo ficou com o bronze no Pan de 2011 em Guadalajara, no México

    Guilherme Toldo ficou com o bronze no Pan de 2011 em Guadalajara, no México

Com Renzo Agresta garantido na disputa do sabre individual masculino, a esgrima do Brasil tenta sua segunda vaga nos Jogos de Londres neste final de semana, através do Pré-Olímpico de Santiago, no Chile. Cinco atletas do país tentam a classificação, e o país conta como destaque o gaúcho Guilherme Toldo.

Atleta do florete, Toldo vem de um resultado significativo neste mês, no Mundial juvenil na Rússia, onde terminou com a 28ª colocação entre 122 participantes, no melhor resultado de um atleta sul-americano nessa competição.

QUEM JÁ ESTÁ LÁ

Quem tem mais chance de ouro pelo Brasil em Londres? - Brinque no desafio olímpico do UOL

"É bem difícil, as disputas acontecem em apenas um dia, e somente o primeiro de cada país compete. Na teoria, todos estão no mesmo nível. Vencer ou perder depende muito do aspecto mental. Acho que tenho boas chances, apesar de o resultado anterior ser entre juvenis", afirma Toldo, de 19 anos, em comentário ao UOL Esporte sobre a seletiva olímpica de Santiago.

"No início deste ciclo não pensava muito em 2012. Meu foco era 2016 mesmo. Mas os resultados positivos começaram a aparecer e vi que era possível", acrescenta o atleta do florete, medalha de bronze no Pan de 2011, em Guadalajara.

Além de Toldo, que entra em ação no domingo, a equipe brasileira estará representada por mais quatro atletas na seletiva deste final de semana: Karina Lakerbai no sabre, Tais Rochel no florete, além de Athos Schwantes e Rayssa Costa, na espada.

Antes do Pré-Olímpico do Chile, o Brasil já conta com Renzo Agresta classificado para a disputa da esgrima em Londres. O atleta de 26 anos assegurou a vaga para sua terceira Olimpíada durante a etapa húngara do Grand Prix, em março passado. O atleta do sabre terminou o evento na 39ª posição, somando três pontos no ranking da FIE (Federação Internacional de Esgrima), critério utilizado na qualificação olímpica.

UOL Cursos Online

Todos os cursos