Após ter feminilidade questionada, Semenya alcança índice para Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Siphiwe Sibeko

    Após vencer o mundial em 2009, a atleta passou quase um ano sem competir realizando exames médicos

    Após vencer o mundial em 2009, a atleta passou quase um ano sem competir realizando exames médicos

A sul-africana Caster Semenya conseguiu sua presença nos Jogos Olímpicos de Londres nesta sexta-feira, ao cravar 1m59s58em prova dos 800m realizada na África  do Sul, nesta sexta-feira. Em 2009, a atleta passou por uma série de exames médicos para provar sua feminilidade e ficou quase um ano sem competir.

“Foi um peso que saiu de meus ombros e eu estou muito feliz com meu tempo. Eu simplesmente corri minha prova e fui bem, me diverti. Foi por isso que consegui a classificação”, afirmou Semenya após a prova.

A África do Sul exige que seus atletas consigam o índice duas vezes, um em competição  nacional e outra em um evento internacional. Depois de alcançar a marca no mundial de Daegu, na Coreia do Sul, a atleta conseguiu sua segunda marca nesta sexta, tornando-se a primeira a correr os 800m abaixo de dois minutos em solo sul-africano.

“Eu posso correr ainda mais rápido.Esta foi apenas minha terceira prova na temporada e eu espero correr abaixo dos 1m57 na Europa, mas isso depende de meus treinos, que devem ficar mais rígidos por conta das Olimpíadas”, afirmou.

O planejamento da sul-africana inclui provas na República Tcheca e na Itália, além de algumas competições nos 400m para melhorar sua velocidade.

UOL Cursos Online

Todos os cursos