A 100 dias da Olimpíada, veja os brasileiros que já garantiram vaga e quem está fora

Do UOL, em São Paulo

A cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres-2012 será daqui a exatos 100 dias. Boa parte dos principais nomes do esporte brasileiro chega para esta contagem regressiva para os Jogos com vaga garantida na competição. Algumas modalidades, porém, ainda têm classificação em disputa, enquanto alguns atletas já sabem que assistirão à festa de casa.

ATLETISMO

  • Campeã mundial indoor em 2011, Fabiana Murer chega a Londres como o principal nome do atletismo brasileiro na Olimpíada. A saltadora espera superar o trauma de Pequim-2008, quando teve suas varas extraviadas e acabou atrapalhada na competição. Outra atleta de peso com vaga garantida é Maurren Maggi, que defende o título olímpico no salto em distância. Nove brasileiros já estão classificados para as provas do atletismo.

VÔLEI E BASQUETE

  • Após 16 anos, o basquete brasileiro contará com suas duas equipes na Olimpíada. Sob o comando do argentino Rubén Magnano, o time masculino encerrou o jejum e garantiu seu retorno aos Jogos após três edições de ausência. O feminino também estará presente, com duas atletas da WNBA. Quem também garantiu classificação é o vitorioso vôlei masculino, que buscará a terceira medalha olímpica consecutiva sob a batuta do técnico Bernardinho.

FUTEBOL

  • A medalha de ouro olímpica é a única conquista que falta à galeria da seleção brasileira de futebol. Em uma competição que pode definir o futuro de Mano Menezes no comando do time nacional, o Brasil contará com uma talentosa geração de jovens atletas como Neymar, Ganso e Lucas para chegar ao pódio. A vaga em Londres-2012 foi conquistada no Sul-Americano sub-20, torneio em que a equipe foi comandada pelo técnico Ney Franco. A seleção feminina, com Marta e cia., também estará em Londres.

  • GINÁSTICA ARTÍSTICA

    • A ginástica artística brasileira chega embalada para a Olimpíada após grande participação do time masculino nos Jogos Pan-Americanos. Diego Hypolito segue como a grande esperança de medalhas em sua apresentação no solo e Arthur Zanetti representará o país nas argolas. Já o feminino contará com equipe completa em Londres e terá como integrantes as veteranas Daiane dos Santos e Danielle Hypolito e a hoje experiente Jade Barbosa.

JUDÔ

  • Os classificados para o judô em Londres-2012 serão definidos por meio da situação dos atletas no ranking mundial da modalidade, no início de maio. Com judocas bem colocados na classificação, o Brasil deve contar com representantes em todas as categorias. Entre os primeiros do ranking, os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, além de Mayra Aguiar, são alguns dos atletas que já sabem que estarão na próxima Olimpíada.

NATAÇÃO

  • O Brasil já garantiu 16 vagas para a natação da próxima Olimpíada. A equipe nacional é capitaneada por Cesar Cielo, que chega como favorito ao topo do pódio nas provas de velocidade. Campeão olímpico e mundial nos 50 m livre, o nadador também participará dos 100 m, prova na qual conquistou a medalha de bronze em Pequim-2008. Outro candidato à medalha é Felipe França, nos 100 m peito.

VELA

  • A vela brasileira chega a Olimpíada mais uma vez entre as grandes esperanças de medalhas para o país. Campeões mundiais em 2011, Robert Scheidt e Bruno Prada são favoritos ao ouro na Star, classe na qual conquistaram a medalha de prata em Pequim-2008. A classe 470 feminino contará com a participação de Fernanda Oliveira, atual medalhista de bronze e que terá a companhia de Ana Barbachan na briga por mais um pódio.

VÔLEI FEMININO

  • Atual campeão olímpico, o vôlei feminino brasileiro decepcionou em sua primeira chance de classificação para Londres-2012 com um resultado ruim na Copa do Mundo disputada em 2011. A conquista da vaga, porém, deve ocorrer sem grandes sustos para as comandadas de José Roberto Guimarães. Isso porque o time nacional ainda participará do Pré-Olímpico sul-americano, em São Carlos, diante de adversários de nível técnico inferior.

THOMAZ BELLUCCI

  • Os participantes do tênis olímpico serão definidos através do ranking da ATP em junho, sendo que os 54 melhores (com limite de quatro atletas por país) garantirão vaga. Atual 45º da classificação, o brasileiro Thomaz Bellucci está praticamente classificado para a competição. O tenista paulista, porém, deve ser o único representante do Brasil na modalidade.

MÁRCIO WENCESLAU

  • Márcio Wenceslau trava uma batalha nos bastidores para representar o taekwondo brasileiro nos Jogos. Derrotado no Pré-Olímpico da modalidade, o lutador reclama de uma marcação equivocada da arbitragem que acabou decidindo a classificação. Após ter seu apelo negado pela Federação Internacional de Taekwondo, Wenceslau recorreu à Corte Arbitral do Esporte e aguarda a decisão do tribunal para saber se irá a Londres-2012.

 

VÔLEI DE PRAIA

  • As quatro duplas brasileiras (duas no masculino e duas no feminino) que irão à Olimpíada serão escolhidas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Atualmente Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha, no masculino, e Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa, no feminino, são os favoritos a ficar com as vagas.

FÁBIO LUIZ

  • Medalhista de prata em Pequim-2008 no vôlei de praia, Fábio Luiz não terá a chance de buscar mais um pódio. Desde o fim de sua parceria com Márcio, ele passou por duas cirurgias no joelho e sofreu com a constante troca de parceiros. Harley, Bruno, Bruno Schmidt, Billy e Álvaro Filho fizeram dupla com Fábio Luiz no último ciclo olímpico, sem grande sucesso.

ISABEL SWAN

  • Uma das responsáveis pela primeira medalha olímpica da vela feminina do Brasil não estará em Londres. Bronze em Pequim-2008 na classe 470, Isabel Swan rompeu sua parceria vitoriosa com Fernanda Oliveira e se juntou a Martine Grael em busca da classificação. A musa, porém, viu a vaga na categoria ficar com sua ex-companheira, em dupla com Ana Barbachan.

KETLEYN QUADROS

  • Ketleyn Quadros foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica em um esporte individual. A medalhista de bronze em Pequim-2008, porém, está fora da próxima edição dos Jogos. A judoca não conseguiu manter uma sequência de bons resultados no último ciclo olímpico e perdeu espaço para a compatriota Rafaela Silva, que aparece mais bem colocada no ranking e será a representante do país na categoria até 57 kg.

HANDEBOL MASCULINO

  • O handebol brasileiro não contará com sua equipe masculina em Londres. O time nacional fracassou na busca pela vaga após desempenho ruim no Pré-Olímpico da modalidade, disputado em Gotenburgo no início deste mês. O Brasil chegou a fazer duelos equilibrados contra equipes europeias, mas perdeu dois dos três jogos que disputou e acabou eliminado. O resultado negativo provocou a saída do técnico espanhol Javier Garcia Cuesta.

POLO AQUÁTICO MASCULINO

  • Não será desta vez que o polo aquático masculino do Brasil participará da Olimpíada. Ausente dos Jogos há 28 anos, o time nacional mais uma vez fracassou na busca da classificação ao ficar na oitava colocação do Pré-Olímpico da modalidade. A última vez que os homens do polo aquático do país disputaram a Olimpíada foi em Los Angeles-1984.

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos