Brasileiros levam 19 a 8 da Romênia e perdem chance de vaga olímpica no polo aquático

Do UOL, em São Paulo

  • Fina/Divulgação

    Seleção brasileira parou nas quartas de final no Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá

    Seleção brasileira parou nas quartas de final no Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá

O sonho brasileiro da vaga nos Jogos de Londres no polo aquático masculino terminou nesta sexta-feira com a derrota da seleção do país para a Romênia por 19 a 8 em duelo válido pelas quartas de final do Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá. Os adversários mandaram no jogo desde o início e ficaram com a classificação.

Terceiro colocado no Pan de 2011 em Guadalajara, o Brasil desta forma segue fora da Olimpíada, competição que não disputa desde a edição de 1984 em Los Angeles.

O BRASIL EM EDMONTON

7 x 17 ESPANHA
9 x 12 CANADÁ
16 x 7 ARGENTINA
11 x 11 TURQUIA
8 x 19 ROMÊNIA

Depois de se classificar em terceiro lugar no grupo B na primeira fase (atrás de Espanha e Canadá), a equipe nacional jogava por uma vitória para ficar com uma das quatro vagas olímpicas oferecidas no torneio internacional de Edmonton.

No entanto, mais experiente, com a maioria dos atletas acima da casa dos 30 anos, a Romênia dominou tecnicamente a partida desde o início, liderada pelo canhoto Cosmin Radu. Logo no primeiro quarto, abriu vantagem de 4 a 0. As equipes foram para o intervalo com vantagem romena por 9 a 2.

Nos últimos 16 minutos, a Romênia consolidou sua vantagem e comemorou com estilo a classificação para a disputa olímpica masculina em Londres, com direito até à bandeira do país na piscina. Os gols brasileiros do jogo foram marcados por Felipe "Charuto" Silva (2), Danilo Correa, Marcelo Franco, Rudá Franco, Henrique Miranda (2) e Gustavo "Grummy" Guimarães. 

Antes da disputa no Canadá, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, através do diretor esportivo de polo Ricardo Cabral, afirmou ao UOL Esporte que o foco imediato após o Pré-Olímpico é a definição dos planos para o ciclo de 2016, com a ideia de uma seleção permanente. A proposta prevê a equipe em intercâmbio com adversários europeus, jogando sob o comando do técnico croata Goran Sablic.

Depois dos homens, as mulheres do país também tentarão a classificação. O Pré-Olímpico feminino do polo aquático será realizado entre os dias 17 e 25 de abril, na cidade de Trieste, na Itália. Na primeira fase, o Brasil jogará contra Grécia, Canadá, Cazaquistão e Holanda. Em Londres, será a quarta vez que a modalidade estará nos Jogos, e o time brasileiro, terceiro colocado no Pan-Americano de Guadalajara em 2011, tentará a vaga inédita. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos