Ginástica inaugura CT e faz Jade lembrar tempos de míngua: "Costurávamos colchões"

Juliane Medeiros

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Juliane Medeiros/UOL Esporte

    Centro de treinamento da ginástica artística é inaugurado no Rio para deixar tempo difícil para trás

    Centro de treinamento da ginástica artística é inaugurado no Rio para deixar tempo difícil para trás

A ginástica artística ganhou uma casa no Rio de Janeiro. A inauguração do novo centro de treinamento foi realizada na manhã desta quarta-feira, na Barra da Tijuca, e contou com a presença dos irmãos Diego e Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Daiane dos Santos.

Os atletas exaltaram o novo espaço como "um sonho que se realiza", mas aproveitaram o novo endereço para lembrar os tempos de míngua da modalidade, não muito tempo atrás.

O Centro de Treinamento de Ginástica Artística integra o CT Time Brasil e foi montado nas instalações do Parque Aquático Maria Lenk e do Velódromo. Os ginastas irão treinar sem a concorrência do ciclismo e da patinação de velocidade.

O tratamento cuidadoso do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) após os bons resultados conquistados nos últimos anos é visto como um passo importante para Jade. Ela, no entanto, não esquece as dificuldades.

“A gente fazia apresentações para conseguir dinheiro para costurar os colchões. No início, a ginástica era assim. A gente nunca imaginou que fosse ter acesso a um ginásio como esse. Ter esse espaço é um sonho realizado”, afirmou ela.

O CT tem suporte para que as seleções permanentes masculina e feminina treinem simultaneamente. Daniele Hypólito falou sobre a oportunidade de integração com atletas de outros países. Para a ginasta, agora, o Brasil tem condições de atrair atletas estrangeiros.

“É um presente que a ginástica está ganhando. Isso aqui é um sonho. Porque não só a Daniele, Daiane, Jade, Diego e Arthur [Zanetti] ganham com isso. A ginástica nacional ganha muito com esse centro. É um espaço nosso, e a gente pode convidar atletas de outras seleções. Convidar outras seleções para estarem aqui dentro. Que sejam atletas de outros clubes de fora do Brasil. Que sejam clubes que podem aproveitar esse espaço. Na verdade, a ginástica ganha como um todo”, disse Daniele.

Diego Hypolito, com experiência de ter competido em diversos ginásios ao redor do mundo, afirmou que o novo CT pode se transformar em um dos melhores do mundo.

“O ginásio é excelente. Eu fiquei muito honrado, muito emocionado na primeira vez que vi. É uma felicidade muito grande. A gente nunca imaginou que teria um centro em condições olímpicas. Se ele não for o melhor ginásio do mundo, ainda vai se tornar. Porque tudo que pedimos eles estão colocando", elogiou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos