Principal jogador de vôlei da Sérvia, Miljkovic se aposenta a apenas 4 meses da Olimpíada
Do UOL, em São Paulo
-
FIVB/Divulgação
Miljkovic recebe o prêmio de maior pontuador da Liga Mundial 2009; oposto anunciou aposentadoria
A seleção masculina de vôlei da Sérvia sofreu uma grande baixa a menos de cinco meses dos Jogos Olímpicos de Londres. Capitão da equipe e principal jogador do time durante mais de uma década, o oposto Ivan Miljkovic anunciou no último final de semana sua aposentadoria do combinado nacional.
Aos 32 anos, o jogador alegou que está na hora de dar lugar a atletas mais jovens na seleção e afirmou que pretende ficar mais próximo da família, embora ainda vá continuar jogando vôlei por algum clube. Ele encerrou contrato com o turco Fenerbahce e especula-se que possa voltar a jogar no vôlei italiano.
“Minha família é minha prioridade e é mais importante do que defender a seleção nacional agora. É definitivamente o fim”, anunciou Miljkovic em comunicado oficial.
“Eu dei o meu melhor pela Sérvia e tentei ajudar meus companheiros a darem o melhor deles também. Acho que fiz muitas coisas boas pela seleção, mas agora é hora de me dedicar a outras coisas e não mais ao vôlei. Meu objetivo é orientar jovens atletas com minha experiência e o conhecimento que adquiri. Quero ser um modelo a ser seguido, e acho que nós veremos o nascimento de uma nova geração de grandes jogadores sérvios.”
Apesar da idade, Miljkovic continuava sendo o principal atleta da seleção de seu país, tendo, no ano passado, conquistado o título de melhor jogador do Campeonato Europeu.
Em sua carreira, o sérvio, que também é considerado um dos mais belos atletas do vôlei mundial, faturou, entre outras conquistas, um ouro olímpico em Sydney-2000, uma prata e um bronze mundiais, quatro pratas e três bronzes em Ligas Mundiais e dois ouros europeus. Foi ainda o maior pontuador de cinco edições da Liga Mundial (2002, 2003, 2005, 2008 e 2009).
Com o anúncio surpreendente da aposentadoria, Miljkovic não integrará a Sérvia na Liga Mundial e no Pré-Olímpico europeu.