Brasileiras vão mal em etapa da Copa de ginástica; romena Ponor volta a brilhar

Do UOL, em São Paulo

  • Robin Utrecht/Efe

    Ethiene (f) e Priscila disputaram as eliminatórias de barras e trave, mas não foram às finais

    Ethiene (f) e Priscila disputaram as eliminatórias de barras e trave, mas não foram às finais

Poucos dias após Arthur Zanetti conquistar a medalha de prata nas argolas na etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo de ginástica artística, nesta quinta-feira o Brasil não repetiu os bons resultados. Na forte rodada de Doha (Qatar) da competição, as duas atletas que representaram o país não se classificaram sequer às finais.

Fazendo rodízio entre as ginastas que estarão nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a comissão técnica da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) mandou para Doha a já experiente Ethiene Franco e Priscila Cobello, ambas voltando de problemas físicos.

Na trave, Ethiene foi a 11ª colocada nas eliminatórias (13,300 pontos) e Priscila ficou uma posição abaixo, em 12º (13,100). Já nas barras assimétricas, confirmando o péssimo momento da ginástica brasileira nesse aparelho, Ethiene ficou em 19º (11,650) e Priscila terminou apenas na 22ª colocação (11,200), entre 25 participantes. A dupla não disputou o qualificatório do salto nem do solo.

Se as brasileiras decepcionaram, uma gigante do esporte mundial confirmou que está de volta à boa forma. Detentora de três ouros olímpicos em Atenas-2004 e grande rival de Daiane dos Santos na década passada, a romena Catalina Ponor disputou as eliminatórias de dois aparelhos em Doha e avançou às finais dos dois com altas notas.

Na trave, sua especialidade, ela foi a primeira colocada com 15,250 pontos, quase um ponto à frente da segunda colocada, a australiana Mary Anne Monckton. No solo, também não decepcionou e obteve a segunda maior nota, 14,450 pontos, atrás apenas da compatriota Diana Bulimar, com 14,950. Ponor ficou quase quatro anos afastada da ginástica e voltou a competir na temporada passada visando à Olimpíada de 2012.

BRASILEIRAS SE CLASSIFICARAM NO PRÉ-OLÍMPICO REALIZADO EM LONDRES, EM JANEIRO
Veja Álbum de fotos

A etapa de Doha conta ainda com outros importantes nomes da ginástica que estarão em Londres-2012, tais como a britânica Beth Tweddle, a chinesa Yuyuan Jiang e o chinês Zou Kai (um dos principais adversários de Diego Hypolito no solo). O Brasil não tem representantes na chave masculina. As finais por aparelhos serão disputadas entre esta quinta e sexta-feira.

A próxima etapa da Copa será realizada entre os dias 7 e 8 de abril na cidade de Zibo, na China, e o Brasil deverá ter Jade Barbosa. Para Osijek (Croácia), de 26 a 30 de abril, os inscritos provisoriamente são Diego Hypolito, Petrix Barbosa, Arthur Zanetti, Ethiene Franco e Harumy Freitas.

Para a Olimpíada de Londres, e julho e agosto, o Brasil classificou a equipe feminina e, no masculino, três ginastas. Arthur Zanetti e Diego Hypolito estão garantidos. O terceiro atleta será definido pela CBG. Sergio Sasaki deve ser o escolhido.

UOL Cursos Online

Todos os cursos