Shaquille O'Neal critica formação dos jogadores americanos e prevê fim do domínio no basquete
Das agências internacionais
-
Elsa/Getty Images/AFP
Shaquille O'Neal gostaria de ver os jogadores entrarem mais velhos na NBA
Para Shaquille O’Neal, o domínio da seleção americana masculina de basquete não vai durar muito tempo. De acordo com o ex-pivô, que se aposentou ao fim da temporada 2011/2012 da NBA, os jogadores universitários têm sido promovidos para a liga em uma idade prematura, o que prejudica seu desenvolvimento.
Após 19 temporadas na NBA, Shaq, que foi quatro vezes campeão da liga americana, além de campeão mundial em 1994 com sua seleção, criticou a regra que permite que os jogadores se alistem para o Draft e sejam escolhidos por franquias profissionais após apenas um ano universitário.
O ex-pivô passou três anos na faculdade antes de se juntar ao elenco do Orlando Magic para a temporada 1992/1993.
“A mudança de fase após somente um ano é um golpe forte no desenvolvimento de nossos jovens”, disse Shaq, que elogiou a formação de jogadores na Europa.
“Estive em muitos desses campos de treinamento europeus, eles dão valor aos fundamentos básicos e é por isso que formam grandes arremessadores e grandes passadores, como Ricky Rubio”, completou o ex-pivô, elogiando o jovem armador espanhol que, com o Minnesota Timberwolves, faz sua primeira temporada na NBA.
Por conta das diferenças na formação dos jogadores, Shaq acredita que a tendência é que os Estados Unidos deixem a condição de potência dominante no basquete masculino.
“Haverá o dia em que outro país nos dominará”, afirmou o ex-jogador. Os Estados Unidos são os atuais campeões olímpicos e mundiais de basquete masculino.