Andressa, de 14 anos, irá a Londres nos saltos; Juliana Veloso também tem vaga garantida

Luís Curro e Alexandre Sinato

Do UOL, em São Paulo

A equipe brasileira de saltos ornamentais terá ao menos quatro esportistas na Olimpíada de Londres, em julho e agosto.

O UOL Esporte apurou que tanto a novata Andressa Mendes, de apenas 14 anos, quanto a veterana Juliana Veloso, de 31 anos, estarão na relação final que a Fina (Federação Internacional de Natação), órgão que controla as modalidades aquáticas, divulgará entre o final deste mês e o início de abril.

A classificação vem pelo desempenho na etapa da Copa do Mundo de Londres, realizada em fevereiro. Ambas não foram bem na fase classificatória, falhando ao se qualificar para as semifinais. Se tivessem avançado, automaticamente asseguravam a vaga olímpica.

Mas, na chance derradeira, a repescagem, as brasileiras melhoraram significativamente suas notas (Andressa foi de 234.70 para 277.50 na plataforma de 10 metros e Juliana, de 229.70 para 280.80 no trampolim de 3 metros), registrando performances suficientemente boas para figurar, até com certa folga, dentro da lista que será divulgada pela federação internacional.

Assim, elas se juntarão no time olímpico aos já anunciados Cesar Castro (trampolim de 3 metros) e Hugo Parisi (plataforma de 10 metros), semifinalistas na Copa do Mundo de Londres.

Avisada pela reportagem de que é só uma questão de tempo até que receba a notícia oficial de sua classificação, Andressa Mendes revelou viver momentos de ansiedade.

  • Daniel Marenco/Folhapress

    Juliana Veloso disputou os Jogos Olímpicos de 2000, 2004 e 2008

“Eu estou com uma expectativa grande, estou muito feliz de ter ficado em sexto na repescagem [da Copa londrina] e tomara que consiga essa vaga. A ansiedade é muito grande, mas meus pais estão sempre me apoiando e me ajudando.”

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) esperava que o anúncio da Fina a respeito dos classificados saísse com menos demora, mas isso não aconteceu.

Assim, o estafe de Andressa tem cercado a jovem de cuidados antes de sua participação em Londres ser oficializada.

Os pais da saltadora, assim como o técnico cubano Alexander Ferrer, tratam a vaga como algo extraoficial para não elevar ainda mais a ansiedade da atleta, que disputou sua primeira grande competição internacional em 2011: o Pan-Americano de Guadalajara, no México.

Carioca, Andressa é atleta da Apoe (Associação Peneira Olímpica de Esportes) e foi a mais jovem integrante da delegação de atletas do Brasil que esteve no Pan mexicano, em outubro passado. Lá, seu melhor resultado foi o quinto lugar na plataforma de 10 metros (279.95 pontos), bem distante do bronze, conquistado pela canadense Meaghan Benfeito (358.20).

Há chance também de o Brasil ter na equipe de saltos ornamentais Cassius Duran, outro veterano. O esportista de 32 anos ficou em 13º na repescagem da plataforma de 10 metros na Copa do Mundo na capital inglesa e irá aos Jogos se algum país estourar sua cota de vagas ou houver alguma desistência.

CONFIRA AS MELHORES IMAGENS DA SELETIVA OLÍMPICA
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos