"Paciência de oriental" põe mesa-tenista Lígia em sua 3ª Olimpíada; Tsuboi também se classifica

Do UOL, em São Paulo

  • Ramzi Haidar/AFP

    A mesa-tenista Lígia Silva se classificou para a Olimpíada de Londres em seletiva no Rio de Janeiro

    A mesa-tenista Lígia Silva se classificou para a Olimpíada de Londres em seletiva no Rio de Janeiro

O Brasil já tem, no mínimo, duas vagas garantidas no tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Londres.

Neste domingo, Lígia Silva e Gustavo Tsuboi carimbaram seus passaportes para a Inglaterra ao avançarem para a final de seletiva que acontece no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro.

Lígia, que disputará sua terceira edição dos Jogos, foi a primeira a conseguir a vaga. Ela venceu três partidas para chegar à semifinal, na qual precisaria ganhar da chinesa naturalizada dominicana Lian Qian para ir à final e se garantir em Londres. Foi o que ela fez. Venceu por 4 sets a 0 e comemorou o direito de disputar a Olimpíada. Na decisão, ainda venceu a colombiana Paula Medina por 4 sets a 1.

"Nem acredito! Estou com a sensação de ter sido a primeira vez que ganho a vaga olímpica. Acho que sou uma japonesa "falsa". Minha altura, tática e paciência são de oriental também. Entrei nessa decisão pensando "vou ganhar, vou ganhar". Este é o ápice na carreira de um atleta, esperei mais quatro anos da minha vida por isso, agora pretendo me preparar bem para Londres", festejou a brasileira.

Gustavo Tsuboi teve caminho um pouco mais tranquilo. Para conseguir a vaga em sua segunda Olimpíada, ele venceu dois jogos e chegou à semifinal, e nela triunfou sobre o cubano Jorge Campos. Na final, acabou derrotado pelo chinês naturalizado dominicano Lin Ju, por 4 a 0.

"Estou muito feliz. Sei que não consegui me preparar da melhor maneira possível por causa de uma tendinite que incomodava muito. De quatro anos para cá evoluí bastante no aspecto emocional e agora quero chegar nessa Olimpíada e jogar de igual para igual com os tops do mundo", declarou.

Além dos dois já garantidos, o Brasil ainda tem chances de ir a Londres com Carolina Kumahara, Jessica Yamada, Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto. As disputas no Rio de Janeiro prosseguem até terça-feira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos