Dirigente dos EUA descarta convocar Lin para a Olimpíada: "Não conhece nosso sistema"

Do UOL, em São Paulo

  • Adam Hunger/Reuters

    Jeremy Lin tem chamado a atenção do basquete dos EUA, mas não deve ter vaga na seleção para Londres

    Jeremy Lin tem chamado a atenção do basquete dos EUA, mas não deve ter vaga na seleção para Londres

Nova sensação da NBA, o armador Jeremy Lin não provoca grande empolgação nos responsáveis pela seleção dos Estados Unidos.

Diretor da USA Basketball, Jerry Colangelo negou qualquer possibilidade de o jogador do New York Knicks ser incluído na pré-lista de convocados do país para a Olimpíada de Londres-2012.

“Ele tem uma grande história para a NBA e Knicks, é um jovem e tem conseguido muita coisa em um curto período de tempo. Porém existem jogadores que já investiram tempo para entender o sistema [de jogo] que estamos construindo, que ele ainda não conhece”, comentou Colangelo.

A seleção norte-americana divulgou no início de janeiro uma lista de 20 nomes com potencial de serem convocados para a Olimpíada, sendo que 18 desses atletas estiveram na conquista do ouro em Pequim-2008 ou no título mundial em 2010.

Para conquistar um lugar no grupo, Lin teria que desbancar os prestigiados Derrick Rose (Chicago Bulls), Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), Chris Paul (Los Angeles Clippers) ou Deron Williams (New Jersey Nets).

Os rumores sobre uma possível convocação de Lin surgiram nos Estados Unidos por causa do corte de Chauncey Billups. Pré-selecionado pelo time nacional, o armador dos Clippers sofreu uma lesão no pé que o tirou de praticamente toda a temporada da NBA e o deixou de fora da Olimpíada.

Colangelo, porém, afirmou que está observando de perto a evolução de Lin e não descartou a utilização do armador durante a preparação da seleção dos Estados Unidos para Londres-2012. Segundo o dirigente, o jogador deve ser chamado para integrar equipes que farão amistosos contra o time nacional no período de treinos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos