Favoritos ao ouro na Olimpíada de Londres, Scheidt e Prada chegam à 50ª vitória juntos

Do UOL, em São Paulo

Líderes do ranking da classe Star, duas vezes campeões mundiais da categoria, favoritos à conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Robert Scheidt e Bruno Prada, juntos desde 2001, conquistaram em São Paulo o 50º título juntos.

Na represa de Guarapiranga, a dupla, que na Olimpíada de Pequim-2008 ficou com a prata, ganhou o Campeonato Paulista de Star. Scheidt e Prada, que velejaram com ventos fracos (de cinco a oito nós), derrotaram 13 adversários.

“Velejar com ventos fracos é sempre mais complicado. Foi, bom, de qualquer forma. Foi mais um treino em condições adversas para nós", declarou Prada.

Foi a terceira vitória de Scheidt e Prada em 2012. Antes do Paulista, haviam vencido a Miami OCR, em janeiro, nos EUA, e a Semana Brasileira de Vela, neste mês, em Búzios, na qual carimbaram o passaporte olímpico.

Qualitativamente, Scheidt é o esportista brasileiro mais vencedor na história das Olimpíadas. Soma quatro medalhas, duas de ouro (ambas na classe Laser, em Atlanta-1996 e Atenas-2004) e duas de prata (em Sydney-2000, na Laser, e em Pequim-2008, na Star).

Em termos quantitativos, o também velejador Torben Grael faturou cinco medalhas (dois ouros, uma prata e dois bronzes), de 1984 a 2004.

Scheidt e Prada voltam a competir no fim de março, na Espanha. Essa competição, em Palma de Mallorca, definirá a dupla brasileira que irá a Londres na classe 470. A disputa está entre Martine Grael/Isabel Swan e Fernanda Oliveira/Ana Barbachan.

UOL Cursos Online

Todos os cursos