Teen de 14 anos tenta se classificar para a Olimpíada nos saltos ornamentais
Do UOL, em São Paulo
-
Paula Giolito/Folhapress
Andressa Mendes, que aos 14 anos tenta a classificação para a Olimpíada de Londres
- No Pan-Americano de Guadalajara, caçula do Brasil era confundida com filha de atleta
Andressa Mendes, de 14 anos, tenta a partir de hoje, em Londres, na Copa do Mundo de saltos ornamentais, se classificar para a Olimpíada deste ano, que será na capital inglesa.
Ela e outros quatro brasileiros, que também não têm vaga ainda nos Jogos, formam a equipe do país no evento, que se encerra no dia 26 e tem status de Pré-Olímpico. Servirá também como evento-teste para a organização de Londres-2012.
A competição, última chance de os esportistas conseguirem vaga nos Jogos, será realizada no Centro Aquático, mesmo local que em julho e agosto abrigará os eventos olímpicos.
A fluminense Andressa está na prova da plataforma de 10 metros, que realiza hoje as eliminatórias. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México), em outubro de 2011, ela terminou na quinta colocação.
Os outros brasileiros que se exibirão em Londres são Juliana Veloso (trampolim de 3 metros), Cassius Duran, Hugo Parisi (ambos na plataforma) e Cesar Castro (trampolim). Todos eles, diferentemente de Andressa, têm currículo olímpico.
Estou achando incrível ter a Andressa no time. Acho que ela tem chance [de classificação], sim! São 18 vagas e não vejo tanta gente assim que esteja muito acima dela
Cassius Duran, 33 anos, o mais experiente da equipe brasileira de saltos ornamentaisNão há confirmação oficial, mas tudo indica que Andressa, caso se classifique, seja a mais jovem atleta do Brasil nos Jogos Olímpicos. Ela terá 15 anos à época dos Jogos. O UOL Esporte tentou contato telefônico e por e-mail com o Comitê Olímpico Brasileiro, mas não houve resposta.
Alguns exemplos de precocidade do Brasil em Olimpíadas são a nadadora Maria Lenk, a ginasta Ethiene Franco e a amazona Luiza Almeida.
Nos Jogos de Los Angeles-1932, Maria Lenk tornou-se a primeira atleta sul-americana a competir numa Olimpíada. Tinha 17 anos e participou dos 100 m livre, dos 100 m costas e dos 200 m peito.
Ethiene Franco, com a equipe de ginástica artística, e Luiza Almeida, no adestramento do hipismo, estiveram na Olimpíada de Pequim-2008. Ambas estavam com 16 anos à época.