Scheidt e Prada vencem em Búzios e garantem vaga em Londres; Brasil define outros 5 nomes

Do UOL, em São Paulo

  • Fred Hoffmann

    Bruno Prada e Robert Scheidt comemoram título na Semana Brasileira de Vela, em Búzios

    Bruno Prada e Robert Scheidt comemoram título na Semana Brasileira de Vela, em Búzios

Dez vitórias em dez regatas disputadas. O favoritismo da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada na Semana Brasileira de Vela, em Búzios, foi confirmado.

Sem rivais à altura, a dupla conquistou nesta sexta-feira o título da segunda seletiva olímpica e garantiu a vaga nos Jogos de Londres-2012, na classe Star. Antes, eles haviam vencido já a primeira etapa da seletiva, que foi no Mundial de Perth (Austrália).

Com o título conquistado na cidade fluminense, os brasileiros somam agora nove títulos consecutivos. Eles estão invictos desde maio do ano passado.

"O favoritismo me acompanha há anos. Em todas as minhas participações olímpicas, fui como favorito. Temos que ficar tranquilos, fazer o nosso trabalho e saber que os resultados que a gente já teve não garantem nossos próximos resultados", disse Scheidt após a conquista.

Esta será a quinta participação de Scheidt em Olimpíadas. Em todas as outras ele voltou para o Brasil com a medalha no peito. Foi ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, além de prata em Sydney-2000. Essas três conquistas foram na classe Laser. Em Pequim-2008, o velejador, já ao lado de Bruno Prada, conquistou a prata na Star. 

Feliz com a vaga garantida, o bicampeão olímpico prefere manter a cautela quanto às expectativas para a competição em Londres.

"Vai ser muito duro, porque os ingleses conhecem muito bem a raia, a meteorologia local, e são os atuais campeões olímpicos. Iain Percy e Andrew Simpson são a dupla a ser batida, além da dupla polonesa, que é muito forte, da sueca e da holandesa. Temos muito trabalho a fazer, mas acho que estamos no caminho certo" afirmou Scheidt, que, ao lado do parceiro, fará ainda cinco competições como preparação para os Jogos.

Além dos nomes da Star, o Brasil conheceu ontem os competidores que representarão o país em Londres em outras cinco classes.

Na RS:X masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, também conseguiu vencer as dez regatas em Búzios e, aos 31 anos, vai disputar sua quarta Olimpíada. Até hoje, no entanto, ele não conquistou medalha. Em Atenas-2004, ficou bem próximo até do ouro, mas no último dia foi muito mal e terminou em quarto lugar no geral.

As mulheres serão representadas por Patrícia Freitas na RS:X. Esta será a segunda Olimpíada de Patrícia, que tem 21 anos. Na Finn, o representante do país será Jorginho Zarif, de apenas 19 anos. Na Laser, Bruno Fontes conseguiu retomar a ponta da disputa nos últimos  dias e garantiu sua vaga. Por fim, Adriana Kostiw garantiu vaga na Laser Radial.

UOL Cursos Online

Todos os cursos