Medalhista Isabel Swan cai na água e continua atrás em regata pré-olímpica no RJ
Do UOL, em São Paulo
-
Marcio Rodrigues / mpix
Isabel Swan cai após manobra pela classe 470
- LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE VELA
- MAIS NOTÍCIAS SOBRE LONDRES-2012
Em mais um dia sem ventos no Pré-Olímpico de vela em Búzios (RJ), um fato curioso marcou a classe 470.
A medalhista olímpica Isabel Swan caiu na água após uma manobra e, juntamente com sua parceira Martine Grael, não conseguiu alcançar as adversárias, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que confirmaram a boa fase e terminaram em primeiro lugar.
Como a vantagem na seletiva pré-olímpica é de Martine e Isabel, a tendência é que as mulheres decidam a representante brasileira em Londres no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha, em março.
Na classe Star, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada prossegue com 100% de aproveitamento. Mesmo não largando bem e contornando a primeira boia de contravento na terceira posição, os líderes do ranking mundial se recuperaram bem e venceram a única regata do terceiro dia de competição.
Com mais uma vitória, a dupla está praticamente garantida nos Jogos de Londres-2012. "Faltam seis regatas ainda, mas a vaga está próxima. O dia foi bastante complicado por causa da falta de vento, e a comissão agiu certo ao cancelar a segunda [regata]. Espero que as condições melhorem nesta quinta em Búzios", avaliou Scheidt.
Na classe Finn, Jorge Zarif não deu chance à zebra e foi outro que praticamente carimbou sua vaga para Londres. Novamente, o jovem velejador paulista largou mais rápido do que os adversários e manteve a liderança até mais uma vitória no Pré-Olímpico.
"Estou ansioso para disputar a minha primeira Olimpíada. O meu objetivo será chegar entre os dez primeiros e acumular experiência para 2016", falou Zarif.
Ricardo Winicki, o Bimba, também continua 100% na competição pela classe RS:X, com duas vitórias nesta quarta.
"A tendência de Búzios é de ventos fortes e ondas grandes, mas na Semana de Vela encontramos os três tipos (forte, médio e fraco). Mostra que estou andando bem e mostrando que posso vencer os melhores do mundo", analisou o velejador.
Na RS:X feminina, Patrícia Freitas venceu uma das regatas e continua na liderança e com um pé nos Jogos de Olímpicos de 2012. Na Laser, Adriana Kostiw não conseguiu a vitória na única regata do dia, mas, mesmo com o quarto lugar, prossegue na liderança.
Na Laser entre os homens, João Hackerott venceu a regata desta quarta e abriu vantagem de um ponto sobre o catarinense Bruno Fontes. A disputa é a mais equilibrada do evento que definirá alguns representantes da vela do país em Londres-2012.
A classe 49er voltou para a água depois de não disputar na terça-feira as regatas. André Fonseca e Marco Grael, únicos brasileiros na disputa, venceram uma e ficaram em segundo na outra regata, ocupando a segunda posição no geral. Os líderes são os chilenos Pablo Herman e Luis Felipe Herman, que competem como convidados.