Dueto do nado sincronizado treina forte para Pré-Olímpico e lamenta "barriga branca"

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • Rodrigo Paiva/UOL

    Lara Teixeira e Nayara Figueira posam para foto; meninas sofrem com rotina e marquinhas indesejadas

    Lara Teixeira e Nayara Figueira posam para foto; meninas sofrem com rotina e marquinhas indesejadas

A poucos meses dos Jogos Olímpicos de Londres, o dueto do nado sincronizado brasileiro treina pesado.

Com coreografia nova e uma ajuda de luxo do Canadá, Lara Teixeira e Nayara Figueira se dedicam a uma rotina de cerca de 30 horas na piscina por semana. Além de cansaço, a maratona rende à dupla a desagradável marquinha de maiô.

“É, tem de passar protetor solar, porque a gente treina o tempo todo debaixo do sol. E o pior é que não fica uma marquinha de maiô, ficam várias. Porque são modelos diferentes”, disse Lara Teixeira. “Não tem jeito, depois a gente vai para a praia e fica com aquela barriga branca”, emendou Nayara, aos risos.

ARNALDO ANTUNES EMBALA COREOGRAFIA DAS BELAS DO NADO

Nada que tire o ânimo da dupla. As moças estão juntas desde 2007, já estiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e estão próximas da vaga em Londres. Em abril deste ano, elas disputarão o Pré-Olímpico na capital inglesa e, se repetirem o desempenho do último Mundial, com a 12ª colocação, estão garantidas.

A ideia, no entanto, é aumentar os objetivos. Além de Andrea Curi, Lara e Nayara estão treinando com a técnica canadense Leslie Sproule, que aumentou a carga de exercícios e deu um salto de qualidade na preparação, segundo elas.

Lara e Nayara se dedicam a umaa nova coreografia, que usa a música “Momentos I”, de Arnaldo Antunes, e é inspirada em uma apresentação do grupo mineiro Corpo.

LARA JÁ DANÇOU "KUDURO" EM UMA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL

Rodrigo Paiva/UOL
Lara Teixeira contou, em entrevista ao UOL, que já inovou em torneios mais simples. No ano passado, por exemplo, a musa fez uma coreografia baseada na música "Kuduro", do cantor Latino.

A rotina é de duas sessões de duas horas e meia de treinos na piscina por dia, sem contar trabalhos fora da água como academia e psicólogas. Tudo é repetido de segunda a sábado, com poucas horas de folga. Baladas, nem pensar.

“Às vezes a gente consegue em um sábado, porque domingo estamos de folga. Mas nada pesado, tem de ser bem de leve”, diz Nayara, que adianta que nenhuma das duas sofre tanto com a “concentração”, já que ambas são disciplinadas.

O ritmo pesado não significa que as duas estejam com as condições ideais de preparação. Elas têm o apoio do clube Paineiras, que cede a estrutura, e da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que repassa à dupla parte do patrocínio que possui dos Correios. Lara e Nayara não têm, no entanto, um apoio particular que garanta mais segurança financeira.

Mesmo jovens (Lara tem 24 anos e Nayara, 23), as duas já fazem planos mais longos.

Lara Teixeira fez administração e quer trabalhar com gestão esportiva. Já Nayara Figueira cursa educação física e fala em ser técnica de nado sincronizado no futuro. 

Musas esportistas
Musas esportistas

UOL Cursos Online

Todos os cursos