COB confirma manobra de Nuzman por reeleição e explica a origem do aval do COI

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) confirmou, em nota oficial, as informações da reportagem do UOL Esporte sobre o encaminhamento da reeleição de Carlos Arthur Nuzman.

Além de ratificar o que aconteceu na reunião fatídica, a entidade ainda explicou que o aval do COI (Comitê Olímpico Internacional) à permanência do cartola foi, na verdade, uma resposta da entidade a uma jornalista.

“Na oportunidade, Nuzman apresentou às confederações cópia de resposta eletrônica enviada pelo COI a uma jornalista brasileira. Na mensagem, enviada diretamente à jornalista, o COI afirma ‘ser inverídica’ a informação de que a entidade faria objeções à permanência de Nuzman à frente do COB e do [Comitê] Rio 2016 simultaneamente”, diz a nota oficial do COB.

Até a reunião da última quinta-feira, os presidentes de confederações trabalhavam com a ideia de que Nuzman poderia ser forçado a deixar uma das duas entidades.

Nesse caso, Ary Graça, presidente da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), seria uma opção para ocupar a presidência.

Carlos Arthur Nuzman
Carlos Arthur Nuzman

Na prática, foi o próprio Ary quem propôs o apoio imediato à chapa Nuzman/Richer na última quinta. A reportagem consultou o COB para conhecer o conteúdo completo do referido e-mail enviado pelo COI e usado como uma espécie de aval por Nuzman, mas até o momento não foi atendida. 

LEIA A NOTA OFICIAL SOBRE A PROVÁVEL REELEIÇÃO DE NUZMAN

Em relação à matéria publicada nesta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2012, pelo portal UOL, o Comitê Olímpico Brasileiro esclarece:

 

1 – A reunião de trabalho mensal entre o COB e Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos faz parte da rotina dessas entidades. Na reunião, o COB atualiza as Confederações sobre temas de interesse comum, tais como preparação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos e demais competições, informações sobre a aclimatação das equipes antes dos Jogos, logística da delegação, entre outros.

 

2 – Na reunião realizada no último dia 26 de janeiro, foram tratados os seguintes temas: Relatório de progresso dos Jogos Olímpicos Rio 2016; Relatório da visita do COB ao Crystal Palace; Uniformes e Assuntos Gerais.

 

3 – Ao final da reunião, entre os assuntos gerais, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, informou os presidentes de Confederações de sua intenção de candidatar-se a presidente do COB na próxima eleição, em chapa com seu atual vice-presidente, André Richer.

 

4 – Na oportunidade, Nuzman apresentou às Confederações cópia de resposta eletrônica enviada pelo COI a uma jornalista brasileira. Na mensagem, enviada diretamente à jornalista, o COI afirma “ser inverídica” a informação de que a entidade faria objeções à permanência de Nuzman à frente do COB e do Rio 2016 simultaneamente.

 

5 – Em seguida, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, manifestou-se publicamente em defesa da candidatura de Nuzman, propondo o apoio à chapa Nuzman/Richer.

 

6 - As vinte e quatro Confederações presentes à reunião naquele momento manifestaram apoio por escrito à chapa Nuzman/Richer.

 

7 – Ao agradecer o apoio, Nuzman confirmou às Confederações sua candidatura à presidência do COB para o período 2013-2016.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos