CBV convoca seis duplas para disputar as vagas olímpicas do vôlei de praia
Do UOL, em São Paulo
-
FIVB/Divulgação
Campeões mundiais em 2011, Juliana/Larissa e Alison/Emanuel foram pré-convocados pela CBV
A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou nesta segunda-feira as seis duplas que disputarão as vagas do vôlei de praia para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
As escolhidas foram Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Vivian/Taiana no feminino, e Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e a recém-formada parceria entre Márcio e Pedro Solberg no masculino.
Márcio, medalhista de prata em Pequim-2008 ao lado de Fábio Luiz, festejou a decisão e falou em nome da dupla: “Estamos muito satisfeitos com essa indicação. Ainda não conseguimos jogar juntos e essa demonstração de confiança da CBV no nosso potencial é muito importante”.
Neste ano, os critérios de seleção para a Olimpíada são diferentes dos Jogos anteriores. Para Londres, as vagas serão do país, e não das duplas, o que dá às federações nacionais o direito de escolher quem serão seus representantes na competição.
Cada nação pode mandar até duas parcerias de cada naipe, desde que elas cumpram os critérios classificatórios. A escolha final será em junho e seguirá índices técnicos.
Segundo o presidente da CBV, a escolha das seis duplas que estarão no Projeto Corrida Olímpica levou em conta os resultados recentes obtidos nos campeonatos.
“Estamos investindo nesses atletas devido ao desempenho que eles têm apresentado nas competições nacionais e internacionais”, explicou Ary Graça. “Acreditamos que são os mais preparados para representar o Brasil em Londres. Estamos oferecendo todo suporte e estrutura para que o Brasil mantenha sua hegemonia no vôlei de praia mundial.”
Embora essas seis duplas tenham sido escolhidas nessa primeira seleção, a CBV ressaltou que outras parcerias podem ser convocadas se apresentarem resultados superiores ou se algum dos 12 atletas iniciais sofrer uma contusão. Todos os jogadores da seleção terão à disposição a estrutura do Centro de Treinamento de Saquarema, referência mundial.
Das 24 vagas olímpicas de cada naipe, 16 serão obtidas pelo Circuito Mundial (até duas por país), outras cinco em torneios continentais e mais duas na Copa do Mundo de vôlei de praia, entre 24 de junho e 1º de julho. A última vaga é reservada para o país-sede, no caso, a Grã-Bretanha.