Allan do Carmo garante vaga em seletiva que classifica para os Jogos de Londres
Bruno Eizo
Do UOL, em Santos
-
Satiro Sodré/Divulgação/CBDA
Allan do Carmo foi o brasileiro mais bem colocado na prova em Santos e garantiu vaga na seletiva
Allan do Carmo foi o brasileiro mais bem colocado na Maratona Aquática Internacional de Santos e garantiu o direito de disputar a seletiva mundial de Setúbal, em junho, que garante vaga nos Jogos Olímpicos aos dez primeiros colocados. Essa é a última chance do brasileiro representar o Brasil em Londres. No feminino, a vaga já é de Poliana Okimoto.
Ofegante após a conquista, o baiano disse que se preocupou apenas em se manter no pelotão da frente e não quis vigiar se os 15 outros brasileiros, que lutavam pela mesma vaga, estavam por perto. “Era impossível reconhecer os brasileiros e imaginei que, se eu nadasse perto dos líderes, poderia conseguir a vaga. Agora é treinar mais para representar bem o Brasil. Quero dar orgulho aos brasileiros em Portugal."
Allan, 22º colocado na prova de 10 km, sabia do potencial dos rivais, tanto que o vencedor foi o grego Spyridon Gianotis, campeão mundial em Xangai no ano passado. Em segundo ficou o italiano Nicola Bolzonello e em terceiro, o canadense Richard Weidenberg.
Entre as mulheres, a melhor brasileira foi a também baiana Ana Marcela Cunha, terceira colocada. Nadando "em casa", já que treina em Santos, ela ficou atrás apenas da italiana Martina Grimaldi e da alemã Angela Maurer. O resultado não serve para Ana Marcela ir a Londres, já que o Brasil já definiu sua representante .
“Fiquei feliz pelo resultado, já que as duas primeiras já estão em Londres. Espero um milagre para poder estar lá também”, disse, lembrando que é primeira reserva da lista das classificadas. Caso qualquer atleta desista, ela garante a vaga.
Se não conseguir ir a Londres-2012 disputando a maratona aquática, Ana Marcela tem outra chance. Ela disputará a seletiva dos 800 m e tentará obter índice para essa prova.