Promessa americana bate maior rival de Cielo e mostra que dará trabalho no ano olímpico

Do UOL, em São Paulo

  • Satiro Sodré/Divulgação CBDA

    Adrian (e) e Cielo juntos no pódio do Pan-Pacífico 2010; americano deverá dar trabalho ao brasileiro neste ano dos Jogos Olímpicos de Londres

    Adrian (e) e Cielo juntos no pódio do Pan-Pacífico 2010; americano deverá dar trabalho ao brasileiro neste ano dos Jogos Olímpicos de Londres

Com uma evolução tímida ao longo dos últimos quatro anos, o norte-americano Nathan Adrian deu, neste domingo, mais uma prova de que deverá ser um dos candidatos a medalha nos Jogos Olímpicos de Londres.

O nadador que completou 23 anos recentemente disputou no final de semana o GP de Austin, um dos torneios mais fortes dos Estados Unidos neste início de temporada, e faturou a medalha de ouro nos 50 m livre com o tempo de 21s94.

O ouro deste sábado foi o segundo de Adrian no GP de Austin. Na sexta-feira, no primeiro dia de competição, ele já havia se sagrado campeão dos 100 m livre com o tempo de 48s97

Com esta marca, o americano deixou para trás ninguém menos do que o francês Frederick Bousquet, ex-recordista mundial da prova e considerado pelo brasileiro Cesar Cielo como seu maior rival na briga pelo ouro olímpico. Na prova deste sábado, o nadador europeu concluiu o percurso em 22s05, 11 centésimos acima do tempo de Adrian.

A disputa contava ainda com o recordista mundial dos 50 m em piscina curta, o sul-africano Roland Schoeman, que terminou na quinta colocação (22s50). A medalha de bronze (22s27) ficou com o veterano Anthony Ervin, de 31 anos, campeão da distância nos Jogos de Sydney-2000.

O GP de Austin termina neste domingo com o confronto mais aguardado do torneio. Os compatriotas americanos Ryan Lochte e Michael Phelps vão se enfrentar na final dos 200 m medley. No Mundial do ano passado, disputado em Xangai (China), Lochte derrubou o favoritismo de Phelps e venceu a prova com 1min54s00 contra 1min54s16 do rival.

UOL Cursos Online

Todos os cursos