João Gomes ganha vaga de Felipe Lima nos 100 m peito e abre disputa na natação
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
Ricardo Brandão/Agif
João Gomes Jr. comemora o índice, que o coloca momentaneamente na lista de brasileiro em 2012
- NICOLAS OLIVEIRA TOMA VAGA DE FRATUS POR APENAS 1 CENTÉSIMO
- GRACIELE HERMANN CONQUISTA A VAGA NOS 50 M LIVRE FEM. PARA LONDRES
João Gomes Jr. conseguiu, neste sábado, fazer o segundo melhor tempo brasileiro nos 100 m peito na disputa por uma vaga nos Jogos de Londres, em 2012. Como só os dois melhores irão às Olimpíadas, o resultado deve abrir uma disputa direta com Felipe Lima e Henrique Barbosa, que também sonham com a classificação.
O resultado foi conquistado no Open de natação, disputado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. João Gomes Jr. venceu a disputa dos 100 m peito com 1min00s40, seis centésimos abaixo do tempo de Felipe Lima, que tinha a segunda melhor marca até então, com 1min00s46.
Além dos dois, Felipe França (1min00s01) e Henrique Barbosa (1min00s70) também estão abaixo do índice olímpico exigido pela Federação Internacional de Desportos Aquáticos (Fina). Como cada país só pode ter dois atletas nos Jogos, os quatro brigarão entre si em 2012.
“É um trabalho bem árduo. Foram meses trabalhando. Ainda não acabou. Isso só vai ser decidido em maio [data da última oportunidade de classificação para os atletas]”, disse João Gomes Jr., muito emocionado.
“Queria dedicar à minha família e à minha avó, faleceu há uma semana. Ela ainda está aqui comigo. O nome dela era Teodora. Nos últimos tempos ela já estava mais para lá do que para cá, mas sei que em pensamento torceu por mim”, disse João, ao Sportv.
Curiosamente, o resultado de João Gomes aconteceu sem que Felipe Lima e Felipe França estivessem na piscina. Os dois foram eliminados na disputa dos 100 m peito na última sexta, no Brasileiro Sênior, por movimentos ilegais. Como a prova classificava para o Open, ambos não puderam estar na piscina e o segundo lugar ficou com Henrique Barbosa.