Nicolas Oliveira toma vaga olímpica de Fratus nos 100 m livre por um centésimo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Nicolas Oliveira está garantido nos Jogos Olímpicos de Londres, pelo menos por enquanto. Na abertura do Open de natação, nesta quinta-feira, o atleta conseguiu a marca de 48s71, um centésimo mais baixa que a de Bruno Fratus, que perde momentaneamente a segunda vaga do Brasil na prova.

A primeira segue com Cesar Cielo, que nadou os 100 m no Maria Lenk, no Rio de Janeiro, e venceu a disputa com 48s42 melhorando suas marcas recentes, mas ainda longe de seu melhor desempenho. O índice olímpico estabelecido pela Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina) é de 48s82, mas cada país só pode classificar dois nadadores por prova. 

Fratus ainda terá oportunidade de retomar a “segunda colocação” nacional no Sul-Americano em Belém do Pará, em março, e no troféu Maria Lenk, em abril. Vai haver ainda uma tentativa de índice em maio, às vésperas dos Jogos, mas só as provas que ainda não tenham dois classificados serão disputadas, o que não é o caso dos 100m livre.

Nas outras provas do Open, nenhum novo índice foi alcançado. Henrique Rodrigues e Thiago Pereira passaram abaixo da marca de Londres nos 200 m medley, mas ambos já tinham tempos suficientemente bons para os Jogos.

A competição continuará acontecendo até o dia 18 de dezembro. Paralelamente, no período da tarde, acontece o Campeonato Brasileiro Sênior. As duas competições são independentes. A diferença entre elas é que o Open é aberto a atletas de todas as categorias, ao contrário do Brasileiro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos