Nicolas Oliveira toma vaga olímpica de Fratus nos 100 m livre por um centésimo
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
Satiro Sodré/AGIF
Nicolas Oliveira em ação no Mundial de piscina longa em Xangai; atleta tomou a vaga nos 100m livre
- CIELO DOMINA 100M LIVRE; H. BARBOSA GARANTE VAGA NOS 200M PEITO
- TÉCNICO DE CIELO E T. PEREIRA MONTA "BBB" COM ATLETAS ANTES DE LONDRES
- "PROVEI QUE POSSO NADAR BEM", DIZ CESAR CIELO SOBRE OURO PÓS-DOPING
Nicolas Oliveira está garantido nos Jogos Olímpicos de Londres, pelo menos por enquanto. Na abertura do Open de natação, nesta quinta-feira, o atleta conseguiu a marca de 48s71, um centésimo mais baixa que a de Bruno Fratus, que perde momentaneamente a segunda vaga do Brasil na prova.
A primeira segue com Cesar Cielo, que nadou os 100 m no Maria Lenk, no Rio de Janeiro, e venceu a disputa com 48s42 melhorando suas marcas recentes, mas ainda longe de seu melhor desempenho. O índice olímpico estabelecido pela Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina) é de 48s82, mas cada país só pode classificar dois nadadores por prova.
Fratus ainda terá oportunidade de retomar a “segunda colocação” nacional no Sul-Americano em Belém do Pará, em março, e no troféu Maria Lenk, em abril. Vai haver ainda uma tentativa de índice em maio, às vésperas dos Jogos, mas só as provas que ainda não tenham dois classificados serão disputadas, o que não é o caso dos 100m livre.
Nas outras provas do Open, nenhum novo índice foi alcançado. Henrique Rodrigues e Thiago Pereira passaram abaixo da marca de Londres nos 200 m medley, mas ambos já tinham tempos suficientemente bons para os Jogos.
A competição continuará acontecendo até o dia 18 de dezembro. Paralelamente, no período da tarde, acontece o Campeonato Brasileiro Sênior. As duas competições são independentes. A diferença entre elas é que o Open é aberto a atletas de todas as categorias, ao contrário do Brasileiro.