Hugo Pessanha e Maria Portela também levam ouro em evento teste do judô em Londres
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
AP/Sang Tan
No sábado, Bruno Mendonça (branco) já tinha conquistado o ouro para o Brasil nos leves
O judô brasileiro conseguiu bons resultados no evento teste da modalidade realizado em Londres no final de semana, para testar as instalações para os Jogos Olímpicos do próximo ano. No último domingo, o Brasil subiu no alto do pódio nas duas provas em disputa na categoria peso médio, com Hugo Pessanha no masculino e Maria Portela no feminino.
No sábado, Bruno Mendonça também já tinha garantido o ouro para o Brasil nos leves. Na mesma categoria no feminino, Ketleyn Quadros acabou na quinta colocação e voltou para casa sem medalhas.
Pessanha ficou satisfeito com o desempenho e afirmou que o torneio dá novo fôlego na busca pela vaga olímpica, em que briga diretamente com o compatriota Tiago Camilo, quarto no ranking mundial, enquanto Pessanha é o oitavo, para garantir presença em Londres-2012.
“Tive uma temporada de altos e baixos e essa medalha acendeu de novo a chama olímpica. Vi como quero muito estar aqui novamente no ano que vem. Estar nesse evento eeste desmistificou um pouco a ideia que eu tinha de Jogos Olímpicos. Claro que haverá mais público, haverá outra pressão. Mas vi que é um ambiente com o qual estou familiarizado. Agora é treinar e competir em busca da vaga”, afirmou.
Maria Portela também disse que já sentiu o “gostinho” de Olímpiada. “Imaginei como será isso aqui nas Olimpíadas. E o quanto preciso treinar para fazer esse sonho ser realidade”, comentou.
Para o coordenar técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, o evento foi importante para dar experiência para os atletas mais jovens.
“Mais importante do que os resultados em si, nosso objetivo nesse evento teste foi dar experiência a alguns atletas que nunca viveram o ambiente olímpico, bem como observar cada passo, cada detalhe que encontraremos durante os Jogos. São eles que farão a diferença na hora de disputar uma medalha. Não queremos surpresas”, avaliou.